Separador Artigos em Destaque

Últimos artigos

Publicador de Conteúdo

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Artigo

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Inclusão Social
Lara N. Ferreira e Luís N. Pereira, Universidade do Algarve (Portugal); Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs) (Portugal), e Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC) / Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) (Portugal); Sandra Pais, Universidade do Algarve (Portugal), e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (Portugal);
O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.
O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Inclusão Social
Paula Paulino e Bárbara Gonzalez, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab; CICPSI-Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal; Sara Albuquerque, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona, CIDEFES-Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, Portugal; Teresa Pompeu Mendes, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal;
O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.
Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Inclusão Social
Rui Costa Lopes e Mafalda F. Mascarenhas, ICS, Universidade de Lisboa; Ricardo Borges Rodrigues, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;
Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

Separador Artigos anteriores

Artigos anteriores

Publicador de Conteúdo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Artigo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Inclusão Social
Ana Rita Farias, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas; Ana Cristina Antunes, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Politécnico de Lisboa;
Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.
Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Artigo

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Inclusão Social
Raquel António, Rita Guerra e Carla Moleiro, Centro de Investigação e Intervenção Social, CIS-Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal;
Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.
Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal

Artigo

Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal

Inclusão Social
Autores, Mariana Gonçalves; Marina Hintze, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal; Joana Matos, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal;
O estudo investigou os desafios e carências enfrentados pelos profissionais que prestam apoio a vítimas de trauma e violência em Portugal, destacando a falta de recursos e as dificuldades profissionais associadas à diversidade das vítimas atendidas.

Separador Artigos por área temática

Artigos por temática