Artigo
Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?
-
1A patenteação por parte de universidades e organismos públicos de investigação tem aumentado em Portugal e Espanha, embora mantendo-se inferior à média da UE.
-
2A copublicação de artigos científicos por parte de investigadores académicos e de empresas também tem vindo a aumentar, mas está ainda bastante abaixo da dos líderes da UE.
-
3Apenas 6% dos doutorados em Portugal e Espanha trabalham no setor empresarial.
-
4A percentagem de I&D de ensino superior financiada pelo setor empresarial é substancialmente mais elevada em Espanha (5,5%) do que em Portugal (2%), embora ambos estejam abaixo da média da UE.
-
5Recentemente, Portugal e Espanha enriqueceram os respetivos portefólios de políticas através do lançamento de novos programas destinados à construção de consórcios entre Ciência e empresas e laboratórios conjuntos.
-
6Nos próximos anos, um maior alinhamento entre a investigação científica e o setor das empresas será fundamental para a recuperação económica de Portugal e Espanha.
A investigação académica, amplamente definida como sendo realizada por universidades e instituições públicas de investigação, pode ter um forte impacto na inovação pelo facto de disponibilizar novos conhecimentos que podem ser utilizados pelas empresas no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. No entanto, este impacto será limitado na ausência de ligações eficientes que facilitem o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre Ciência e empresas.