Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Filipa Madeira, Alexandre Vieira, Cicero R. Pereira e Emerson Do Bú, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto;Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

As prestações de apoio à infância como o melhor método para lutar contra a pobreza infantil

Elena Bárcena, M. Carmen Branco e Salvador Pérez, Universidade de Málaga

Em Espanha, apenas 3,3% do total das prestações sociais em 2016 foram destinados ao apoio à infância, em comparação com os 9% da média europeia. No entanto, este estudo mostra que esta é a via mais eficaz para erradicar a pobreza.

// ]]>