Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Agosto 2021

Inês A. Trindade, Helena Pinto, Lara Palmeira, Sérgio Carvalho, Marco Pereira

O presente estudo visa explorar as consequências sobre a saúde mental de 640 adultos Portugueses pertencentes a três grupos diferentes (sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2, indivíduos que foram testados mas nunca com um resultado positivo, e indivíduos que nunca foram testados).

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Agosto 2021

Filipa Madeira, Alexandre Vieira, Cicero R. Pereira e Emerson Do Bú, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Julho 2021

Tânia Magalhães Silva, Instituto de Biomedicina (iBiMED), Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal;Marta Estrela, Instituto de Biomedicina (iBiMED), Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal;Vítor Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda (UDI-IPG), Guarda, Portugal;Eva Rebelo Gomes, Serviço de Imunoalergologia, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal;Adolfo Figueiras, Instituto de Investigação em Saúde de Santiago de Compostela (IDIS), Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha e Centro de Investigação Biomédica em Rede em Epidemiologia e Saúde Pública (CIBERESP), Santiago de Compostela, Espanha;Fátima Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda (UDI-IPG), Guarda, Portugal;Maria Teresa Herdeiro, Instituto de Biomedicina (iBiMED), Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as principais perceções, atitudes e conhecimentos em relação à vacinação contra a Covid-19 de três grupos de risco: professores, profissionais de saúde e idosos.

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Julho 2021

Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto;Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas

Junho 2021

Diogo Conceição, Pedro Freitas, Gonçalo Lima, Luís Catela Nunes e Ana Balcão Reis, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 levou ao encerramento temporário das escolas e a uma implementação generalizada do ensino à distância. O presente estudo utiliza dados recolhidos através de um inquérito feito a professores entre os meses de março de 2020 e janeiro de 2021, em três rondas de questionários.

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Maio 2021

Joana Silva, Anna Bernard, Francisco Espiga e Madalena Gaspar, PROSPER (Católica-Lisbon’s Center of Economics for Prosperity)

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

As tarefas domésticas e o cuidado dos filhos durante o confinamento, uma responsabilidade assumida principalmente pelas mulheres

Abril 2021

Lídia Farré, Universidade de Barcelona e IAE-CSIC;Libertad González, Universidade Pompeu Fabra e Barcelona GSE

Este estudo mostra que, durante o confinamento, as mulheres continuaram a assumir as tarefas domésticas e o cuidado dos filhos a um nível consideravelmente mais elevado, apesar de um ligeiro aumento na participação dos homens.

Quem é afetado pela solidão e pelo isolamento social?

Quem é afetado pela solidão e pelo isolamento social?

Abril 2021

Javier Yanguas, Amaya Cilvetti e Cristina Segura, Programa Sénior da Fundação ”la Caixa”

O lado mais visível da solidão é perceber que não há ninguém a que se pode recorrer ou confiar em caso de necessidade. Quem são os mais afetados? Analisámos a incidência de fatores como a idade e o género.

O sistema de habitação e o Estado do Bem-estar Social. O caso espanhol no quadro europeu.

Abril 2021

Jordi Bosch, Universidade Pompeu Fabra;Carme Trilla, Observatório Metropolitano da Habitação de Barcelona;Adaptação: Xavier Aguilar

O Estado do Bem-estar Social em Espanha nunca deu prioridade ao acesso à habitação. Contudo, é um fator-chave que tem efeitos sobre outras dimensões como a saúde ou a educação.

Estão a desaparecer os empregos de nível médio? O mito da polarização do trabalho na Europa

Abril 2021

Daniel Oesch, Universidade de Lausana, Suíça;Giorgio Piccitto, Universidade Bocconi de Milão, Itália

Por detrás da rejeição do outro e da xenofobia encontram-se fatores económicos específicos, tais como a evolução macroeconómica do país, a vulnerabilidade económica individual e a exposição dos trabalhadores à concorrência no trabalho.

Não há resultados.