Publicador de Conteúdo

A solidão e as redes sociais: por que nos sentimos tão sós nos locais do mundo mais apinhados de gente?

Rui Miguel Costa, Filipa Pimenta, Alexandra Ferreira-Valente, Centro de Investigação William James, Ispa - Instituto Universitário, Lisboa, Portugal; Ivone Patrão, APPsyCI, Ispa - Instituto Universitário, Lisboa, Portugal;
Projeto selecionado na Flash Call «Tecnologia e Sociedade»

A utilização de sites de redes sociais pode tornar-se compulsiva e afetar muitos aspetos da vida, tais como a atenção para com os outros, a produtividade no trabalho, a qualidade do sono e a saúde mental. A isto chama-se frequentemente "dependência das redes sociais". Existem evidências de que isto pode muitas vezes conduzir a sentimentos de solidão e estados emocionados negativos, mesmo entre pessoas que mantêm relações presenciais satisfatórias. Decidimos empreender um estudo para explorar este fenómeno, baseado numa amostra de 4.782 participantes de um inquérito em linha, realizado em Portugal. Os resultados demonstraram que a insatisfação em relacionamentos com parceiros românticos, família e amigos não explica plenamente a razão deste fenómeno. Uma hipótese possível é que, independentemente do grau de satisfação que tenham com as suas relações presenciais, os utilizadores dependentes das redes sociais experienciam desilusão nas redes com maior frequência do que os seus homólogos não dependentes. Isto pode conduzir à solidão porque os seres humanos são intrinsecamente motivados a expandir as suas ligações sociais para lá do seu grupo de relações cara a cara. No entanto, quando estes não são correspondidos, a solidão aparece, mesmo que as pessoas tenham relações pessoais satisfatórias.
       Os nossos resultados confirmaram que a associação entre a solidão percebida e a dependência das redes sociais é independente da satisfação com as relações pessoais: amigos, família, parceiro(a).
       Em média, os utilizadores das redes sociais sentem mais solidão do que os poucos indivíduos que não utilizam as redes sociais (4,4%), mas a diferença foi muito pequena.
       Indivíduos altamente dependentes das redes sociais mostraram-se mais propensos a declarar que estar nas redes sociais despoleta sentimentos negativos.
       A associação entre as redes sociais e a solidão percebida foi explicada, parcialmente, pelos sentimentos negativos despoletados pelas redes sociais: sobretudo desilusão e, em menor grau, comparações sociais negativas.

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

Digitalização, automatização e o mercado de trabalho em Portugal

Este artigo é realizado com base na pesquisa que procura dar resposta ao impacto da transformação digital nos postos de trabalho e no emprego, a partir de uma análise focada no mercado de trabalho em Portugal. A fim de explorar o impacto da digitalização na força de trabalho portuguesa, os autores analisaram os dados da pesquisa, recolhidos entre abril e julho de 2022, a partir de uma amostra representativa de 2.000 trabalhadores no ativo em Portugal.

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Os jovens de ambos os países utilizam os telemóveis de forma semelhante, mas existem ligeiras diferenças entre perfis que podem influenciar o seu bem-estar.

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.