Publicador de Conteúdo

Artigo

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Raquel António, Rita Guerra e Carla Moleiro, Centro de Investigação e Intervenção Social, CIS-Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal;
Projeto selecionado no concurso para apoiar projetos de investigação sobre a realidade social dos jovens em Portugal (FP22-1)

O bullying raramente ocorre sem ter uma audiência e pode ser considerado um fenómeno grupal, mais do que um comportamento individual. A investigação existente mostra que o contacto prévio entre os diferentes grupos sociais aumenta as intenções de ajuda por parte de quem observa episódios de bullying . No entanto, sabemos menos acerca dos potenciais efeitos positivos de fatores intergrupais no comportamento de pessoas que assistem a episódios de cyberbullying que ocorrem devido à pertença a determinados grupos sociais.

O inquérito online realizado com 4.507 jovens portugueses no âmbito do projeto TURN_ON HELP, cujo objetivo é perceber o cyberbullying dirigido a diferentes grupos minoritários, designadamente a jovens LGBTI+ e a jovens Negros, demonstrou que a resposta das pessoas que assistiram a estes incidentes variava em função do alvo do cyberbullying, e que era prestada menos ajuda a uma pessoa jovem LGBTI+ que é alvo de cyberbullying do que a uma pessoa Negra que seja alvo do mesmo tipo de comportamento.

Esta investigação pode contribuir para o desenvolvimento de abordagens teóricas que visam compreender o que promove a intenção de ajuda de pessoas que assistem a episódios de cyberbullying que ocorrem com base em preconceitos, e também para o desenvolvimento de intervenções específicas visando a promoção de comportamentos de ajuda entre as pessoas jovens.
Pontos-chave
  • 1
       Nos últimos seis meses, 18% das pessoas participantes declararam ter experienciado cyberbullying. A experiência de cyberbullying foi mais comum entre jovens autoidentificados como mulheres, Transgénero e de Género Diverso (TGGD), não-heterossexuais, pertencentes a uma minoria étnica e de estatuto socioeconómico mais baixo.
  • 2
       As pessoas participantes que observaram um episódio de cyberbullying dirigido a uma pessoa jovem LGBTI+ revelaram menos intenções de ajuda, menos empatia, menos adesão a normas de grupo positivas, menos identidades inclusivas, menos atitudes positivas e mais ansiedade intergrupal, comparativamente com as que observaram um episódio de cyberbullying dirigido a uma pessoa jovem Negra.
  • 3
       Ter amigos/as LGBTI+ e percecionar as pessoas heterossexuais e LGBTI+ como parte do mesmo grupo inclusivo esteve associado a mais intenções de ajuda através do aumento da empatia.
  • 4
       Ter amigos/as Negros/as e perceber as pessoas Brancas e Negras como parte do mesmo grupo inclusivo esteve associado a mais intenções de ajuda através do aumento da empatia e da adesão a normas de grupo positivas.

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Este estudo revela fatores surpreendentes que impulsionam a denúncia de discurso de ódio online – descubra o que motivou 226 participantes a agir.

Artigo

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.

Resenha

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista

Como é que um jovem com autismo se relaciona com o ambiente natural? Esta análise apresenta a obra “Diário de um jovem naturalista”, o testemunho de um rapaz de catorze anos incrivelmente empenhado na conservação e na natureza.

Boas Práticas

Work4Progress da Fundação ”la Caixa”

O programa Work4Progress da Fundação “la Caixa” pretende ir além do apoio a projetos isolados, promovendo plataformas de inovação social para a experiência e a mudança sistémica.

Artigo

As relações pessoais dos jovens em Espanha e Portugal: sociabilidade, isolamento e desigualdade social

Quais os factores que mais contribuem para o isolamento social dos jovens? Analisamos a influência da rede familiar nos países do sul da Europa.

Também pode ser do seu interesse

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?


Inclusão Social

Este estudo revela fatores surpreendentes que impulsionam a denúncia de discurso de ódio online – descubra o que motivou 226 participantes a agir.

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

Artigo

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação


Inclusão Social

O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista

Resenha

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista


Inclusão Social

Como é que um jovem com autismo se relaciona com o ambiente natural? Esta análise apresenta a obra “Diário de um jovem naturalista”, o testemunho de um rapaz de catorze anos incrivelmente empenhado na conservação e na natureza.