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Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Catarina L. Carvalho; Isabel R. Pinto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP);

Nesta experiência laboratorial, realizada em Portugal, 226 participantes estavam convictos de estar a participar, em equipas de 4 elementos, num campeonato académico: as “Olimpíadas Europeias Universitárias”. Durante o alegado campeonato, os participantes depararam-se com uma mensagem de discurso de ódio num chat da equipa (fictício), dirigida a um membro da equipa identificável como sendo imigrante. Os resultados demonstraram que os participantes estavam mais propensos a utilizar o botão "Denunciar", para reportar o discurso de ódio, quando solicitados a tomar o ponto de vista da vítima ("tomada de perspetiva") e quando foram expostos a normas institucionais que prescreviam intolerância para com a discriminação e o discurso de ódio.
Pontos-chave
  • 1
       O discurso de ódio é um problema grave no contexto online. Os comentários públicos e as mensagens privadas dirigidas aos agressores e às vítimas podem agravar os conflitos. Em contrapartida, os botões de denuncia evitam o escalar de conflitos e permitem diagnosticar o alcance do discurso de ódio.
  • 2
       Os participantes a quem foi pedido que adotassem a perspetiva das vítimas do discurso de ódio (colocando-se na posição dos membros de um grupo discriminado num planeta diferente) demonstraram um maior comportamento de denúncia, com 53% a utilizar o botão de denúncia, em comparação com 41% no grupo não exposto a esses estímulos.
  • 3
       O comportamento de denúncia foi mais frequente entre os participantes expostos a uma norma institucional que rejeitava a discriminação e promovia a denúncia, com 58% a utilizar o botão de denúncia em comparação com 41% no grupo não exposto.
  • 4
       Os participantes expostos tanto ao estímulo de tomada de perspetiva como às normas prescritivas institucionais foram significativamente mais propensos a utilizar o botão de denúncia (68% versus 41%) em comparação com os participantes não expostos a qualquer dos estímulos (cenário base).
  • 5
       As normas institucionais contra a discriminação e o discurso de ódio parecem ser cruciais para reduzir o efeito do espectador e aumentar o comportamento de denúncia, sobretudo quando acompanhadas de um encorajamento à consideração da perspetiva das vítimas do discurso de ódio.

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