SearchFiltersWeb

As relações pessoais dos jovens em Espanha e Portugal: sociabilidade, isolamento e desigualdade social

Artigo

As relações pessoais dos jovens em Espanha e Portugal: sociabilidade, isolamento e desigualdade social

Setembro 2024

Inclusão Social
Joan M. Verd, Mireia Bolíbar e Joan Rodríguez-Soler, Centre d’Estudis Sociològics sobre la Vida Quotidiana i el Treball, Universitat Autònoma de Barcelona; Rita Gouveia, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;

Quais os factores que mais contribuem para o isolamento social dos jovens? Analisamos a influência da rede familiar nos países do sul da Europa.

A educação e o seu impacto nas oportunidades da população jovem

Artigo

A educação e o seu impacto nas oportunidades da população jovem

Setembro 2024

Inclusão Social
Lígia Ferro, Universidade do Porto; Pedro Abrantes, Universidade Aberta e ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa;

Que impacto tem a educação no acesso dos jovens ao mercado de trabalho? E nas oportunidades de participação social, cultural e desportiva? Analisamos a evolução dos percursos educativos em Portugal e em Espanha.

As reformas laborais reduziram o trabalho temporário nos trabalhadores jovens?

Artigo

As reformas laborais reduziram o trabalho temporário nos trabalhadores jovens?

Setembro 2024

Inclusão Social
Alejandro Godino e Oscar Molina, Centro de Estudos Sociológicos sobre a Vida Quotidiana e o Trabalho (QUIT), Universitat Autònoma de Barcelona (UAB); Fátima Suleman, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Dinâmia’CET;

A redução da precariedade dos jovens desde as reformas laborais é muito evidente em Espanha e quase impercetível em Portugal. Porquê?

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Artigo

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Setembro 2024

Inclusão Social
Lara N. Ferreira e Luís N. Pereira, Universidade do Algarve (Portugal); Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs) (Portugal), e Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC) / Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) (Portugal); Sandra Pais, Universidade do Algarve (Portugal), e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (Portugal);

O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Julho 2024

Inclusão Social
Paula Paulino e Bárbara Gonzalez, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab; CICPSI-Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal; Sara Albuquerque, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona, CIDEFES-Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, Portugal; Teresa Pompeu Mendes, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal;

O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Junho 2024

Inclusão Social
Rui Costa Lopes e Mafalda F. Mascarenhas, ICS, Universidade de Lisboa; Ricardo Borges Rodrigues, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;

Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Artigo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Janeiro 2024

Inclusão Social
Ana Rita Farias, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas; Ana Cristina Antunes, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Politécnico de Lisboa;

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Artigo

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Janeiro 2024

Inclusão Social
Raquel António, Rita Guerra e Carla Moleiro, Centro de Investigação e Intervenção Social, CIS-Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal;

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal

Artigo

Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal

Janeiro 2024

Inclusão Social
Autores, Mariana Gonçalves; Marina Hintze, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal; Joana Matos, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal;

O estudo investigou os desafios e carências enfrentados pelos profissionais que prestam apoio a vítimas de trauma e violência em Portugal, destacando a falta de recursos e as dificuldades profissionais associadas à diversidade das vítimas atendidas.

Portugal, Balanço Social 2022

Artigo

Portugal, Balanço Social 2022

Novembro 2023

Inclusão Social
Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Miguel Fonseca, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

O relatório “Portugal Balanço Social 2022” analisa o estado económico e social de Portugal, incluindo a distribuição dos apoios durante a pandemia de Covid-19 e o impacto do custo de vida em famílias de diferentes rendimentos, além de abordar a insegurança alimentar.

Não há resultados.