Artigo
Saúde mental depois da infeção por Covid-19
-
1De forma geral, cerca de 40% dos sobreviventes apresentaram preocupação com julgamentos negativos de outras pessoas pelo facto de terem sido infetados.
-
2Com base no ponto de corte recomendado para populações médicas, 42% dos sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2 apresentaram um possível caso de PTSD.
-
3Todos os grupos analisados apresentaram níveis mais elevados de ansiedade e mais sintomas depressivos em relação aos valores normativos prévios à pandemia.
-
4A existência de um historial psiquiátrico prévio pode aumentar o risco de ansiedade e depressão durante a pandemia Covid-19.
-
5A flexibilidade psicológica associou-se significativamente a melhores indicadores psicológicos entre os sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2.
-
6O medo mais relevante dos indivíduos que não testaram positivo para o vírus SARS-CoV-2 foi ter complicações graves devido a uma possível infeção.

Cerca de 40% dos sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2 apresentaram pelo menos alguns sentimentos de insegurança relacionados com a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, a perceção de que outros poderão julgá-los negativamente por terem sido infetados, e sentimentos de isolamento pelo mesmo motivo.