Publicador de Conteúdo

Artigo

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Lara N. Ferreira e Luís N. Pereira, Universidade do Algarve (Portugal); Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs) (Portugal), e Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC) / Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) (Portugal); Sandra Pais, Universidade do Algarve (Portugal), e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (Portugal);
Projeto selecionado no concurso para apoiar projetos de investigação sobre a realidade social dos jovens (FP22-1B)

O propósito de este estudo, com base num inquérito representativo com 1.500 entrevistados, foi analisar a importância dos comportamentos de saúde, da saúde mental, da autoestima e do envolvimento social, seja na escola ou no trabalho, na satisfação com a vida e no bem-estar entre os jovens portugueses.

Os resultados mostraram que a ansiedade, o tempo que os jovens passam diariamente nas redes sociais, o facto de terem fumado nas últimas duas semanas, o índice de autoestima, o índice de satisfação com os amigos, a família e a escola ou trabalho, bem como o número de amigos que têm em pessoa, são fatores determinantes na sua satisfação com a vida e no seu bem-estar. Além disso, o facto de terem praticado alguma atividade física nas últimas duas semanas também tem um impacto positivo no seu bem-estar.

Em geral, os jovens demonstraram fazer um esforço para manter comportamentos saudáveis evitando gorduras, ingerindo alimentos ricos em fibras, praticando atividades físicas, não consumindo drogas e não fumando. Os jovens entre 16 e 22 anos reportaram um nível de ansiedade suave. Os respondentes indicaram estar ligeiramente satisfeitos com a vida e ter um bem-estar pessoal moderado.
Pontos-chave
  • 1
       A maioria dos jovens esforça-se para evitar gorduras (72%), consumir alimentos ricos em fibras (74%) e praticar atividades físicas (64%).
  • 2
       A maioria dos jovens nunca consumiu drogas (95%) e nunca fumou (70%), embora 16% ingira bebidas alcoólicas 2-6 vezes por semana.
  • 3
       Mais de um terço dos jovens sente-se triste ou deprimido e tem dificuldades em dormir, e mais de um quinto sente-se só.
  • 4
       Os jovens apresentam um elevado grau de satisfação com os amigos (5,4) e com a família (5,0), e uma satisfação média com a escola (4,5).
  • 5
       Os jovens estão ligeiramente satisfeitos com a vida (5,3) e apresentam um bem-estar pessoal moderado (77).

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Artigo

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Este estudo revela fatores surpreendentes que impulsionam a denúncia de discurso de ódio online – descubra o que motivou 226 participantes a agir.

Resenha

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista

Como é que um jovem com autismo se relaciona com o ambiente natural? Esta análise apresenta a obra “Diário de um jovem naturalista”, o testemunho de um rapaz de catorze anos incrivelmente empenhado na conservação e na natureza.

Boas Práticas

Work4Progress da Fundação ”la Caixa”

O programa Work4Progress da Fundação “la Caixa” pretende ir além do apoio a projetos isolados, promovendo plataformas de inovação social para a experiência e a mudança sistémica.

Artigo

As relações pessoais dos jovens em Espanha e Portugal: sociabilidade, isolamento e desigualdade social

Quais os factores que mais contribuem para o isolamento social dos jovens? Analisamos a influência da rede familiar nos países do sul da Europa.

Artigo

A educação e o seu impacto nas oportunidades da população jovem

Que impacto tem a educação no acesso dos jovens ao mercado de trabalho? E nas oportunidades de participação social, cultural e desportiva? Analisamos a evolução dos percursos educativos em Portugal e em Espanha.

Também pode ser do seu interesse

A Formação dos Gestores como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão

Concurso

A Formação dos Gestores como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão


Inclusão Social

Este estudo revela como a formação em gestão pode transformar as PME portuguesas. Os resultados baseiam-se num ensaio com mais de 600 empresários.

O género e as visões políticas na Europa: a brecha está a aumentar entre os jovens?

Artigo

O género e as visões políticas na Europa: a brecha está a aumentar entre os jovens?


Inclusão Social

Descubra como as redes sociais moldam as visões políticas dos jovens na Europa, ampliando a diferença entre géneros.

A competência motora como fator diferenciador dos níveis de aptidão física de crianças portuguesas

Artigo

A competência motora como fator diferenciador dos níveis de aptidão física de crianças portuguesas


Inclusão Social

O estudo analisou a prevalência de proficiência nas Habilidades Motoras Fundamentais e a sua relação com o desempenho físico em 2681 crianças portuguesas de 6 a 10 anos após a pandemia da COVID-19.