Boas Práticas
Work4Progress da Fundação ”la Caixa”
Segundo o Banco Mundial, esta é a geração na história da humanidade com mais jovens. No entanto, um em cada quatro não consegue encontrar um emprego que pague mais de 1,25 dólares por dia, valor ao nível do limiar internacional de pobreza extrema. Além disso, a Organização Internacional do Trabalho refere que dois em cada cinco jovens estão desempregados. Este problema é ainda mais grave no caso das mulheres, cuja probabilidade de encontrar um emprego chega a ser 27% inferior à dos homens. Por este motivo, e de acordo com a agenda 2030, o programa Work4Progress (W4P) lançado em 2017 pela Fundação ”la Caixa” centra a sua ação nas mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade na Índia, Moçambique, Peru e Colômbia. O programa tem como objetivo pro- mover a inovação e o emprego de qualidade para estes grupos, com especial ênfase na inovação tecnológica sustentável e nos empregos verdes nas zonas rurais.
O Work4Progress pretende ir além do apoio a projetos isolados, promovendo plataformas de inovação social para a ação e aprendizagem coletiva onde se possam escalar soluções inovadoras, muito particularmente atividades económicas inclusivas que gerem emprego para mulheres e jovens. Atualmente, conta com a participação de uma rede de 50 organizações parceiras (da sociedade civil, do meio académico e dos setores público e privado), tanto em Espanha como nos países em que opera.
Desde a sua criação, o W4P abrange estratégias de inovação em todas as suas componentes. Para o efeito, promove novas ferramentas para escutar e identificar as necessidades das comunidades; para cocriação e prototipagem em conjunto com parceiros e beneficiários; e para a expansão de iniciativas mais eficazes de inovação tecnológica e de criação de emprego.
Até à data, o programa chegou a mais de 140.000 pessoas. Destas, mais de 60% são mulheres e mais de 46% são jovens, definindo e testando 166 protótipos de atividades empresariais, serviços e inovações tecnológicas que permitiram o lançamento de mais de 19.000 empresas inclusivas e a criação de mais de 40.000 novos empregos.
O programa procura ativamente criar oportunidades para os jovens nas zonas rurais. A fase de auscultação demonstrou — em todos os países onde o W4P tem sido implementado — que os jovens aspiram a um emprego que não seja o trabalho no campo.
Para responder a esta necessidade, no âmbito do W4P foram criadas iniciativas especialmente orientadas a esta população jovem, tais como centros de desenvolvimento empresarial para formar, incubar e acompanhar o empreendedorismo juvenil; bancos de emprego para a contratação de jovens em empresas locais; forma- ção profissional e estágios em empresas locais; linhas de crédito especialmente dirigidas aos jovens; assim como uma rede de quiosques de apoio a empreendedores liderados por jovens, entre outros. Tudo isto permitiu a criação de mais de 18.000 postos de trabalho para jovens.
Uma avaliação piloto do impacto do programa W4P no Peru, realizada pelo Instituto Grade, revelou uma mudança positiva nas narrativas dos jovens: 43% acreditam que há mais oportunidades económicas na sua comunidade (em comparação com 19% nas comunidades onde o programa não foi implementado).
O programa Work4Progress foi concebido com uma metodologia Think and Do Tank, segundo a qual as organizações afiliadas fazem experiências no terreno e, através de uma avaliação evolutiva e da colaboração de um conselho consultivo externo, este conhecimento é captado e partilhado com centros internacionais de pensamento e ação. Por conseguinte, além do trabalho no terreno promove espaços de desenvolvimento de conhecimento como eventos, publicações e o W4P Virtual Lab — espaço online que congrega todas as organizações envolvidas.
A Fundação ”la Caixa” promove alianças com outras organizações doadoras para incorporar mais fundos no programa com o objetivo final de conseguir um maior impacto. Exemplos disso são as alianças com a SBI Foundation na Índia e com a Fundación Grupo Social na Colômbia. O programa W4P conseguiu desde 2017 incrementar 40% em fundos de cofinanciamento aos fundos fornecidos pela Fundação ”la Caixa”.
Atualmente, está a trabalhar numa estratégia de investimento de impacto com o objetivo de desenvolver instrumentos de financiamento inovadores, para além dos fundos não reembolsáveis e em colaboração com os intervenientes locais. O objetivo é aumentar e acelerar as iniciativas eco- nómicas e de criação de empregos, especialmente empresas inclusivas para mulheres e jovens, que demonstrem significativo potencial de impacto e sustentabilidade.
Reconhecimentos
Até à data, o programa já recebeu várias distinções, como a apresentação no Fórum da Paz de Paris 2023 e na Impact Week organizada pela European Venture Philanthropy Association (Turim, 2023). Foi também avaliado positivamente no Relatório de Inovação da Cotec (2020) e em 2022 no Taking the pulse of the European Foundation Sector do ESADE Center for Social Impact. Por sua vez, o W4P India venceu o prémio Development Catalysts 2022 pelo seu impacto sistémico.
No passado, o W4P recebeu o prémio SDG Boas Práticas em 2021 e o Prémio Cooperação Energética da Iberdrola (2019); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento adotou-o como uma boa prática (2019) e o Banco Mundial incluiu-o no programa “Soluções para o Emprego de Jovens” (2019). Estes exemplos ilustram os benefícios que o programa produziu em vários contextos e sob várias perspetivas.