Publicador de Conteúdo

Artigo

A educação e o seu impacto nas oportunidades da população jovem

Lígia Ferro, Universidade do Porto; Pedro Abrantes, Universidade Aberta e ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa;

A partir da aplicação de dois indicadores-chave (o abandono escolar precoce e os níveis de escolaridade obtidos pelos jovens) interpreta-se a evolução dos percursos educativos dos jovens em Portugal e Espanha. Com base em dados comparativos do Eurostat e da OCDE, os gráficos permitem examinar o impacto dos níveis de escolaridade obtidos, tanto nas oportunidades de emprego da população jovem adulta em Portugal e Espanha, como na sua participação na vida social, comunitária, cultural, desportiva e artística. Para além disso, coloca o foco na importância contínua da educação como elevador social, não só no âmbito do emprego, mas também noutras áreas da sociedade.
Pontos-chave
  • 1
       A evolução nos últimos vinte anos da proporção de jovens entre os 18 e os 24 anos que não concluíram o ensino secundário superior foi positiva, mas a ritmos muito diferentes: lenta a nível europeu, moderada em Espanha e elevada em Portugal.
  • 2
       Ao fazermos uma análise mais aprofundada do nível de escolaridade da população jovem adulta com idades compreendidas entre os 25 e os 29 anos, podemos verificar progressos muito positivos registados em Portugal e em Espanha. Apesar destes progressos, ambos os países caracterizam-se por um alto número de jovens com um nível de escolaridade mais elevado e também de jovens com um nível de escolaridade básico, o que coloca riscos de segregação e polarização social.
  • 3
       As pessoas com estudos de nível superior continuam a apresentar taxas de emprego mais elevadas do que as que possuem apenas um diploma do ensino secundário. Nas últimas duas décadas, as taxas de emprego da população jovem diminuíram em Portugal e aumentaram em Espanha, mas a desigualdade entre jovens altamente qualificados e pouco qualificados aumentou em ambos os países.
  • 4
       A participação social dos jovens é muito mais elevada nas atividades culturais e desportivas, bem como nas relações familiares e de amizade, com níveis relativamente baixos de participação cidadã e de práticas artísticas. Estes padrões são comuns em toda a Europa, mas são especialmente pronunciados em Portugal e Espanha.

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Artigo

Efeitos da pandemia de covid-19 nas práticas familiares e no desenvolvimento linguístico das crianças

Este estudo explora o impacto da pandemia no desenvolvimento linguístico das crianças e destaca como práticas familiares podem promover melhores resultados.

Artigo

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.

Resenha

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista

Como é que um jovem com autismo se relaciona com o ambiente natural? Esta análise apresenta a obra “Diário de um jovem naturalista”, o testemunho de um rapaz de catorze anos incrivelmente empenhado na conservação e na natureza.

Boas Práticas

Work4Progress da Fundação ”la Caixa”

O programa Work4Progress da Fundação “la Caixa” pretende ir além do apoio a projetos isolados, promovendo plataformas de inovação social para a experiência e a mudança sistémica.

Artigo

As relações pessoais dos jovens em Espanha e Portugal: sociabilidade, isolamento e desigualdade social

Quais os factores que mais contribuem para o isolamento social dos jovens? Analisamos a influência da rede familiar nos países do sul da Europa.

Também pode ser do seu interesse

A Formação dos Gestores como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão

Concurso

A Formação dos Gestores como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão


Inclusão Social

Este estudo revela como a formação em gestão pode transformar as PME portuguesas. Os resultados baseiam-se num ensaio com mais de 600 empresários.

O género e as visões políticas na Europa: a brecha está a aumentar entre os jovens?

Artigo

O género e as visões políticas na Europa: a brecha está a aumentar entre os jovens?


Inclusão Social

Descubra como as redes sociais moldam as visões políticas dos jovens na Europa, ampliando a diferença entre géneros.

A competência motora como fator diferenciador dos níveis de aptidão física de crianças portuguesas

Artigo

A competência motora como fator diferenciador dos níveis de aptidão física de crianças portuguesas


Inclusão Social

O estudo analisou a prevalência de proficiência nas Habilidades Motoras Fundamentais e a sua relação com o desempenho físico em 2681 crianças portuguesas de 6 a 10 anos após a pandemia da COVID-19.