Artigo
Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19
-
1Este estudo visou examinar se estudantes de medicina brancos prestam mais atenção a objetos associados a cuidados intensivos (por exemplo, um ventilador de respiração mecânica) do que a objetos não associados a cuidados intensivos (por exemplo, um liquidificador), e se a sua atenção a estes objetos é maior quando expostos primeiramente a uma face branca vs. face negra.
-
2Uma tarefa de dot-probe é um paradigma experimental desenvolvido para avaliar a atenção seletiva. Esta tarefa foi utilizada neste estudo para medir a atenção visual dos participantes a cuidados intensivos após serem expostos a uma face branca ou uma face negra.
-
3Os investigadores mediram o tempo que se passou entre quando um ponto apareceu no ecrã e o participante carregou na tecla do teclado de computador correspondente à localização do ponto. Quanto mais rápida é a reação, mais o estímulo capta a atenção do participante.
-
4A reação automática dos participantes a estímulos de cuidados intensivos foi significativamente mais rápida do que a estímulos neutros. A resposta dos participantes a estímulos de cuidados intensivos foi igualmente rápida após a exposição a uma face branca ou uma face negra.
-
5O paradigma utilizado teve sucesso na captação do enviesamento atencional num contexto totalmente novo - gerado pela pandemia de Covid-19 - sugerindo que pode vir a ser utilizado em estudos futuros em investigação médica, enquanto instrumento para compreender processos atencionais.

Durante a tarefa de dot-probe, os participantes visualizaram duas imagens no ecrã do computador, um ao lado do outro. Uma das imagens representava um objeto associado a cuidados intensivos e a outra era neutra. Após as imagens desaparecerem, um ponto aparece no ecrã, situado no mesmo sítio de uma das duas imagens anteriores. Os participantes foram instruídos a indicar a localização do ponto o mais rapidamente possível, carregando na tecla correspondente do teclado. A rapidez com que reage à localização do ponto indicou a atenção do participante à imagem: quanto mais rápida a resposta, mais a imagem captou a atenção do participante. Na Figura 1 observa- se que o tempo de reação foi significativamente mais curto (ou seja, mais rápido) nas imagens representativas de cuidados intensivos do que nas neutras.