Publicador de Conteúdo

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Filipa Madeira, Alexandre Vieira, Cicero R. Pereira e Emerson Do Bú, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;
Concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social da Covid-19 (LL20-3)

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxa de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados suficientes que permitam explicar as causas desta disparidade. Será que existem disparidades entre brancos e negros na admissão em unidades de cuidados intensivos? Estarão os profissionais de saúde, de forma não consciente, mais propensos a prestar maior atenção a pacientes brancos, num cenário de rutura de recursos essenciais à preservação da vida de pacientes? O presente estudo procurou explorar se, num cenário de recursos médicos limitados, a reação de estudantes de medicina brancos portugueses a pacientes é afetada pela cor de pele do paciente. Utilizando um paradigma experimental, os investigadores analisaram se a exposição a objetos associados a cuidados intensivos (vs. objetos neutros) aumentava a atenção dos estudantes de medicina brancos, e se essa atenção a estímulos gerados pelos cuidados intensivos era ainda maior quando precedida por faces brancas (vs. faces negras). Os resultados mostram que a atenção dos estudantes de medicina foi significativamente maior a estímulos de cuidados intensivos do que a estímulos neutros, mas que não houve diferenças estatisticamente significativas na sua atenção a estímulos de cuidados intensivos após exposição a uma face branca ou uma face negra. O paradigma utilizado permitiu captar a atenção seletiva num contexto totalmente novo – gerado pela pandemia de Covid-19 – sugerindo que pode vir a ser utilizado em estudos futuros na investigação médica, enquanto instrumento para compreender os processos de atenção.
       Este estudo visou examinar se estudantes de medicina brancos prestam mais atenção a objetos associados a cuidados intensivos (por exemplo, um ventilador de respiração mecânica) do que a objetos não associados a cuidados intensivos (por exemplo, um liquidificador), e se a sua atenção a estes objetos é maior quando expostos primeiramente a uma face branca vs. face negra.
       Uma tarefa de dot-probe é um paradigma experimental desenvolvido para avaliar a atenção seletiva. Esta tarefa foi utilizada neste estudo para medir a atenção visual dos participantes a cuidados intensivos após serem expostos a uma face branca ou uma face negra.
       Os investigadores mediram o tempo que se passou entre quando um ponto apareceu no ecrã e o participante carregou na tecla do teclado de computador correspondente à localização do ponto. Quanto mais rápida é a reação, mais o estímulo capta a atenção do participante.
       A reação automática dos participantes a estímulos de cuidados intensivos foi significativamente mais rápida do que a estímulos neutros. A resposta dos participantes a estímulos de cuidados intensivos foi igualmente rápida após a exposição a uma face branca ou uma face negra.
       O paradigma utilizado teve sucesso na captação do enviesamento atencional num contexto totalmente novo - gerado pela pandemia de Covid-19 - sugerindo que pode vir a ser utilizado em estudos futuros em investigação médica, enquanto instrumento para compreender processos atencionais.

Durante a tarefa de dot-probe, os participantes visualizaram duas imagens no ecrã do computador, um ao lado do outro. Uma das imagens representava um objeto associado a cuidados intensivos e a outra era neutra. Após as imagens desaparecerem, um ponto aparece no ecrã, situado no mesmo sítio de uma das duas imagens anteriores. Os participantes foram instruídos a indicar a localização do ponto o mais rapidamente possível, carregando na tecla correspondente do teclado. A rapidez com que reage à localização do ponto indicou a atenção do participante à imagem: quanto mais rápida a resposta, mais a imagem captou a atenção do participante. Na Figura 1 observa- se que o tempo de reação foi significativamente mais curto (ou seja, mais rápido) nas imagens representativas de cuidados intensivos do que nas neutras.

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

O discurso de ódio online, que traz sérias consequências aos indivíduos e à sociedade, apresenta-se como uma crescente ameaça à coesão social e aos valores europeus fundamentais, com tendência para o agravamento das suas consequências.

Desigualdades na investigação sobre as desigualdades da Covid-19: quem tinha capacidade de resposta?

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.

Porque é que as crianças de famílias desfavorecidas estão mais expostas ao risco de obesidade infantil?

A obesidade infantil pode ser decorrente de um ambiente familiar desfavorecido?

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.