Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Inês A. Trindade, Helena Pinto, Lara Palmeira, Sérgio Carvalho, Marco Pereira

O presente estudo visa explorar as consequências sobre a saúde mental de 640 adultos Portugueses pertencentes a três grupos diferentes (sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2, indivíduos que foram testados mas nunca com um resultado positivo, e indivíduos que nunca foram testados). Apesar de não terem sido identificadas diferenças entre os três grupos, os níveis de ansiedade e depressão observados foram mais elevados do que aqueles considerados normativos previamente à pandemia. Os resultados também revelaram que a existência de um historial psiquiátrico prévio poderá tornar as pessoas mais vulneráveis a ansiedade e depressão durante a pandemia Covid-19. Os sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2 apresentaram preocupação com julgamentos negativos de outras pessoas relacionados com a infeção, e 42% apresentaram sintomas clinicamente significativos de Perturbação de Stress Pós-traumático (PTSD). Maiores níveis de flexibilidade psicológica associaram-se a melhores indicadores psicológicos.
       De forma geral, cerca de 40% dos sobreviventes apresentaram preocupação com julgamentos negativos de outras pessoas pelo facto de terem sido infetados.
       Com base no ponto de corte recomendado para populações médicas, 42% dos sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2 apresentaram um possível caso de PTSD.
       Todos os grupos analisados apresentaram níveis mais elevados de ansiedade e mais sintomas depressivos em relação aos valores normativos prévios à pandemia.
       A existência de um historial psiquiátrico prévio pode aumentar o risco de ansiedade e depressão durante a pandemia Covid-19.
       A flexibilidade psicológica associou-se significativamente a melhores indicadores psicológicos entre os sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2.
       O medo mais relevante dos indivíduos que não testaram positivo para o vírus SARS-CoV-2 foi ter complicações graves devido a uma possível infeção.

Cerca de 40% dos sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2 apresentaram pelo menos alguns sentimentos de insegurança relacionados com a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, a perceção de que outros poderão julgá-los negativamente por terem sido infetados, e sentimentos de isolamento pelo mesmo motivo.

Os imigrantes são mais ambiciosos do que os seus compatriotas que não emigram?

A emigração envolve sempre uma dose de ambição? Analisámos se existe uma maior orientação para o sucesso, para o risco e para o dinheiro nos imigrantes em comparação com quem não emigrou

A evolução da economia e a rejeição da imigração na Europa

Por detrás da rejeição do outro e da xenofobia encontram-se fatores económicos específicos, tais como a evolução macroeconómica do país, a vulnerabilidade económica individual e a exposição dos trabalhadores à concorrência no trabalho.

Participar ou ganhar? Mulheres, homens e competitividade

As mulheres não são tão boas para competir? Este artigo mostra a existência de fatores culturais que podem explicar parte da discriminação que as mulheres sofrem no mercado de trabalho.

O desemprego prejudica a saúde mental?

Stresse, depressão, insónia, tensão, sensação de inutilidade... Este artigo analisa como a saúde mental dos trabalhadores foi afetada pela crise económica e o desemprego de longa duração.

As mães são penalizadas no que diz respeito às promoções no emprego?

O facto de ser mãe é uma desvantagem quando se trata de conseguir uma promoção no emprego? Este estudo mostra que não é, sempre que não se pretenda a flexibilidade de horários, a redução da jornada de trabalho ou a realização das funções através do teletrabalho.

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as principais perceções, atitudes e conhecimentos em relação à vacinação contra a Covid-19 de três grupos de risco: professores, profissionais de saúde e idosos.

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.