Julho 2022

Joan Benach, Lucinda Cash-Gibson, Diego F. Rojas-Gualdrón, Álvaro Padilla-Pozo, Juan Fernández Gracia, Víctor M. Eguíluz, e o grupo COVID-SHINE;

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.

Outubro 2022

A investigação e a inovação em Portugal e Espanha desenvolveram-se em percursos paralelos, embora com algumas características que os diferenciam.

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Outubro 2022

Laura Cruz Castro e Luis Sanz Menéndez, Instituto de Políticas e Bens Públicos do CSIC, Madrid, Espanha; Tiago Santos Pereira, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal; Cláudia Sarrico, Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho e Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal;

Os investigadores são um pilar do sistema. As condições de trabalho neste sector em Portugal e Espanha são propícias ou forçam uma fuga de talento?

Outubro 2022

Manuel M. Godinho, ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa; José Guimón, Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Autónoma de Madrid (UAM); Catalina Martínez, Instituto de Políticas e Bens Públicos, Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (IPP-CSIC); Joana Mendonça, IN+ Centre for Innovation, Technology and Policy Research, IST, Universidade de Lisboa;

Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

Ferramentas e recursos para salvaguardar a ética e melhorar a integridade na investigação científica

Outubro 2022

Um dos grandes desafios atuais da investigação é a integridade do processo e a fiabilidade dos resultados. Que reformas estão a ser realizadas nesta área?

CaixaResearch Institute, um novo centro de investigação em Saúde e Ciências da Vida

Outubro 2022

Excelência internacional, forte apoio à inovação e à transferência e aproximação da ciência à sociedade. CaixaResearch Institute simboliza o compromisso da Fundação “la Caixa” em apoiar a investigação biomédica.

A plataforma Patient Innovation

A plataforma Patient Innovation

Outubro 2022

Experiências de êxito como a da Patient Innovation confirmam que o futuro da inovação em saúde passa por ligar doentes, cuidadores e outros agentes envolvidos no domínio dos cuidados de saúde.

Os instrumentos de participação cívica no domínio da inovação tecnológica

Os instrumentos de participação cívica no domínio da inovação tecnológica

Outubro 2022

Como se sente a sociedade sobre os possíveis impactos da ciência e da tecnologia? Estabelecer mecanismos para a participação cívica é necessário para desenvolver a confiança e identificar pontos a melhorar.

Alterações nos sistemas de avaliação científica

Alterações nos sistemas de avaliação científica

Outubro 2022

Como se deve avaliar a ciência? Existe a possibilidade de utilizar critérios que vão para além dos impactos bibliométricos, que valorizem as diferentes facetas do impacto social da investigação.

O programa Challenge-Driven Innovation

O programa Challenge-Driven Innovation

Outubro 2022

O Challenge-Driven Innovation é um programa de financiamento de investigação e inovação, pioneiro na Europa devido à sua abordagem multidisciplinar, intersetorial e orientada para os desafios.

Não há resultados.