Boas Práticas

CaixaResearch Institute, um novo centro de investigação em Saúde e Ciências da Vida

A Fundação ”la Caixa” promove a criação de um novo centro de investigação dedicado às Ciências da Vida e à Saúde, cuja atividade girará à volta de três objetivos estratégicos principais: excelência internacional, forte apoio à inovação e à transferência, e aproximação entre Ciência e sociedade. 

 

Dados básicos
 

  • Âmbito geográfico: Portugal e Espanha, Europa, internacional.
     
  • Fontes: Fundação ”la Caixa”.

1. Contexto

A Fundação ”la Caixa” apoia, há mais de cem anos, a investigação biomédica e sanitária como pilar de uma atividade filantrópica que procura alcançar o bem-estar social. Com o objetivo de abordar as novas tendências que afetam o campo da investigação biomédica e fortalecer o seu compromisso com a investigação de maior impacto social, a Fundação ”la Caixa” lança um novo projeto transformador com a criação do CaixaResearch Institute.

2. Debate

O CaixaResearch Institute irá desenvolver-se progressivamente nos próximos quatro anos. Ficará fisicamente localizado em Barcelona, irá contar com uma superfície de mais de doze mil metros quadrados e alojará mais de trezentos investigadores. Irá acolher laboratórios e equipamentos de excelência, o que permitirá reter o talento científico local e atrair talento internacional. O investimento que a Fundação ”la Caixa” prevê destinar à construção do novo edifício e para o respetivo equipamento é de cerca de 6 milhões de euros.

O novo instituto nasce como um catalisador integrado na cadeia de valor já existente com uma forte vocação translacional. A atividade de investigação centrar-se-á nas doenças infecciosas, saúde global, oncologia, doenças neurodegenerativas e neurociências, procurando complementaridades e sinergias com os centros de investigação com os quais atualmente mantém uma colaboração estratégica. Concretamente, juntam-se à iniciativa quatro centros de investigação, que se denominarão CaixaResearch Associated Centres: o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), o Instituto de Investigação da Sida (IrsiCaixa), o Vall d’Hebron Instituto de Oncologia (VHIO) e o BarcelonaBeta Brain Research Centre (BBRC).

O CaixaResearch Institute será construído nos terrenos adjacentes ao Museu de Ciência CosmoCaixa, constituindo um campus científico que aliará a investigação de excelência internacional à experiência na aproximação entre Ciência e sociedade de um dos melhores museus de Ciência da Europa. Em consonância com as boas práticas de centros de excelência, o CaixaResearch Institute desenvolverá esforços para promover uma cultura de investigação que potencie a integridade científica, a investigação e a inovação responsáveis, e a Ciência aberta, assim como políticas de igualdade, novos modelos de avaliação científica, a avaliação do impacto social da investigação e a acessibilidade dos resultados. 

3. Conclusões

O novo centro consolida e potencia o apoio da Fundação ”la Caixa” à investigação e à inovação de ponta. O programa de Investigação e Saúde da Fundação ”la Caixa” é um dos mais importantes da Europa entre os programas desenvolvidos por entidades filantrópicas, tendo no ano passado destinado 66 milhões de euros a programas de investigação e saúde. Entre eles, destacam-se, além das colaborações estratégicas com centros de vanguarda, os concursos de investigação em saúde, o fomento da transferência de conhecimento e a criação de novas empresas biomédicas através de concursos específicos de inovação. 

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Apresentação pública do Dossier “Investigação e inovação em Portugal e Espanha"

Quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país? E as ligações entre a ciência e as empresas? Apresentamos o novo Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa".

Entrevista

«Não se pode ligar e desligar a investigação como se não fosse nada; é necessário um investimento a longo prazo»

Andrew W. Wyckoff, atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na OCDE, analisa os principais desafios colocados pela transformação digital no âmbito económico, social e educativo.

Infodata

Cientistas e engenheiros segundo o sexo

Portugal, juntamente com a Dinamarca, é uma exceção na UE-27 e tem uma percentagem de mulheres cientistas e engenheiras ligeiramente acima da média europeia.

Infodata

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Enquanto a participação de mulheres doutoradas em Portugal está acima da média da UE-27 em todos os ramos do conhecimento considerados, em Espanha, a participação de mulheres doutoradas está abaixo da média europeia nos ramos das artes, humanidades e ciências sociais.

Infodata

Empresas inovadoras e cooperação empresarial em atividades de I&D

Em Portugal e Espanha, a proporção de empresas inovadoras, bem como o grau de colaboração com outras empresas e organizações, é inferior à média da UE-27.

Também pode ser do seu interesse

Evolução da Ciência e Tecnologia em Portugal e Espanha

Artigo

Evolução da Ciência e Tecnologia em Portugal e Espanha


Ciência

A investigação e a inovação em Portugal e Espanha desenvolveram-se em percursos paralelos, embora com algumas características que os diferenciam.

Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?

Artigo

Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?


Ciência

Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

Investigação e Inovação em Portugal e Espanha

Dossier

Investigação e Inovação em Portugal e Espanha


Ciência

Quais são os fatores que definem o sistema de investigação e inovação de um país? O primeiro Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa" analisa o caso de Portugal e Espanha em comparação internacional.