Boas Práticas

Ferramentas e recursos para salvaguardar a ética e melhorar a integridade na investigação científica

A confiança pública na Ciência é fundamental. Nos últimos anos, observou-se um aumento crescente de problemas relacionados com a integridade científica e a fiabilidade dos resultados científicos, em parte derivados da hipercompetitividade e da falta de formação específica. Instituições de investigação e organismos financiadores de todo o mundo estão a trabalhar para responder a estes problemas e melhorar a integridade da investigação.

Dados básicos

• Âmbito geográfico: internacional.

• Fontes:

MEJLGAARD, N., et al. (2020): «Research integrity: nine ways to move from talk to walk», Nature, 586.

Projeto Standard Operating Procedures for Research Integrity (SOPs4RI).

Plataforma The Embassy of Good Science.

1. Contexto

Nos últimos anos, a comunidade científica começou a reconhecer, progressivamente, o papel crucial que a cultura da investigação (promovida a partir das próprias instituições) desempenha na manutenção da integridade científica. Universidades, centros de investigação e organismos financiadores estão a analisar a forma de levar a cabo processos de avaliação, formação, supervisão e mentoria, colaboração, participação pública e de gestão de dados e publicação de resultados. Tudo isto, com o objetivo de evitar possíveis disfunções estruturais.

2. Debate

Ao longo dos últimos vinte anos foi identificado um número crescente de problemas relacionados com a integridade científica. Foram publicados inúmeros artigos e relatórios sobre casos impressionantes de fraude científica, taxas alarmantes de práticas de investigação questionáveis e problemas de fiabilidade dos resultados científicos. A gravidade da situação levou à criação de organizações e redes internacionais, à emissão de declarações e à elaboração de códigos de conduta que descrevem o que se consideram boas práticas na investigação, com base nos princípios fundamentais de integridade neste domínio. Entre estes códigos e declarações, importa citar a Declaração de Singapura (2010), a Declaração de Montreal (2013), os Princípios de Hong Kong (2019) e o Código Europeu de Conduta para a Integridade na Investigação (2011), revisto e atualizado em 2017.

Os princípios abstratos destas declarações devem ser traduzidos em áreas de ação concretas em que as instituições que realizam investigação e os organismos financiadores deverão concentrar os seus esforços. Neste contexto, ficou patente a necessidade de instrumentos e ferramentas que contribuam para dar impulso a este processo. Nos últimos anos, surgiram diversas iniciativas e projetos que estão a desenvolver uma grande variedade de recursos dirigidos tanto a organismos como aos próprios investigadores. Os organismos financiadores, as universidades e os centros de investigação enfrentam frequentemente dificuldades no momento de decidir por onde começar para conceber de forma integral e elaborar políticas e procedimentos de ação concretos.

O projeto europeu SOPs4RI desenvolveu uma série de ferramentas de apoio às instituições neste processo: um conjunto estruturado de procedimentos standard e orientações que os organismos podem utilizar para desenvolverem os seus próprios planos de integridade, adaptados às suas necessidades e características específicas. Do mesmo modo, os projetos europeus EnTIRE e VIRT2UE criaram uma plataforma online, The Embassy of Good Science, que apresenta informação detalhada sobre a forma de realizar a atividade científica de modo responsável e íntegro. Oferece uma ampla coleção de recursos que ajudam quem procura apoio para aplicar práticas de investigação e abordar os dilemas associados a este domínio. Inclui conselhos, diretrizes e orientações, múltiplos exemplos de boas práticas e materiais de formação.

3. Conclusões

A crescente atenção suscitada pelos problemas associados à integridade científica e à fiabilidade dos resultados está a conduzir a um processo de reformas neste domínio. Os organismos financiadores estão a estimular este processo através da exigência de novos requisitos, patentes, por exemplo, no novo programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia para o período de 2021-2027, Horizonte Europa, que exige às instituições financiadas planos e procedimentos claros de integridade científica.

El aburrimiento, por Josefa Ros

Josefa Ros, filósofa e investigadora en la Universidad Complutense de Madrid, nos desvela conocimientos relevantes sobre una experiencia que todo el mundo ha vivido: el aburrimiento.

¿Afectan el género, la experiencia y la carga de trabajo en las decisiones judiciales sobre violencia de género?

¿Jueces y juezas son igual de proclives a conceder órdenes de alejamiento en casos de violencia de género? Según este estudio, el género por sí solo no es determinante, pero sí es un factor clave unido a la experiencia y al volumen de casos.

Social Research Call

Concursos Flash

El café del observatorio

Porcentaje de personas que se sitúan por encima de sus padres o abuelos en la escala social

El 29 % de los españoles se sitúan socialmente por encima de sus padres y más del 40 % opinan que han ascendido en la escala social respecto a sus abuelos.

Número de generaciones necesarias para que los nacidos en familias de bajos ingresos puedan aproximarse al nivel medio de ingresos en su sociedad

Según este indicador, en España son necesarias 4 generaciones para mejorar los ingresos de una familia con una economía precaria.

Tasa de fecundidad

La tasa de fecundidad de las mujeres en España es de 1,23 hijos por mujer, el segundo país de la Unión Europea con la tasa más baja.