Publicador de Conteúdo

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

A pandemia e o mercado de trabalho: o que sabemos um ano depois

Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Mariana Esteves, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;
Relatório financiado pela Social Equity Initiative

“Portugal, Balanço Social” é um relatório anual que analisa a pobreza e exclusão social em Portugal. O relatório deste ano utiliza o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), elaborado no início de 2020, ou seja, contém informações relativas aos rendimentos e condições de trabalho em 2019, antes da pandemia de covid-19, tendo sido complementado com dados provisórios da vaga de 2021 divulgados pelo INE. Inclui uma secção dedicada a crianças e adolescentes e outra a idosos, dois grupos que são especialmente vulneráveis à pobreza e exclusão social. Neste relatório também foram utilizadas várias fontes de dados para analisar o impacto da crise pandémica na saúde, educação e mercado de trabalho.
observatoriosocial.puntos.clave
       A taxa de pobreza após transferências sociais foi de 16,2% em 2019; dados provisórios do INE indicam que aumentou para 18,4% em 2020.
       A taxa de privação material em 2020 foi de 13,5% (1,6 pontos percentuais mais baixa que em 2019).
       Em 2019, o Norte do país tornou-se a região do continente com a maior taxa de risco de pobreza (18,1%) e a maior taxa de privação material (6,7%).
       O encerramento de escolas levou a uma perda de competências em comparação com 2019 e 2018. Os resultados são mais severos entre os alunos de meios socioeconómicos mais desfavorecidos.
       As mulheres com filhos trabalharam, em média, menos 1,2 horas por semana entre o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2021.

Depois de um relativo agravamento nos anos da crise das dívidas soberanas (2011 e 2014), a generalidade dos indicadores conheceu uma melhoria. Entretanto, em 2018, Portugal ainda estava acima da média da União Europeia (UE) no que diz respeito à taxa de risco de pobreza ou exclusão social, taxa de risco de pobreza e taxa de privação material. Só em 2019 Portugal teve um desempenho melhor que a média da UE para estes indicadores. É de salientar a taxa de risco de pobreza que, em 2019, ficou abaixo da média da UE em 0,9 pontos percentuais (16,2% vs. 17,1%). A indisponibilidade de dados não permite analisar se esta melhoria relativa se manteve em 2020, apesar do aumento da taxa de pobreza para 18,4%. Outro ingrediente da taxa de risco de pobreza ou exclusão social é a percentagem de agregados familiares com baixa intensidade de trabalho, que atingiu 5,2% em 2020, contra os 5,1% de 2019.

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

O discurso de ódio online, que traz sérias consequências aos indivíduos e à sociedade, apresenta-se como uma crescente ameaça à coesão social e aos valores europeus fundamentais, com tendência para o agravamento das suas consequências.

Quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país? E as ligações entre a ciência e as empresas? Apresentamos o novo Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa".

Infodata

Índice de Economia e Sociedade Digital

Espanha lidera os países da UE-27 no cálculo global dos indicadores da sociedade digital (conectividade, utilização da Internet, etc.). Portugal, no entanto, está no fundo.

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.

Portugal, Balanço Social 2022

O relatório “Portugal Balanço Social 2022” analisa o estado económico e social de Portugal, incluindo a distribuição dos apoios durante a pandemia de Covid-19 e o impacto do custo de vida em famílias de diferentes rendimentos, além de abordar a insegurança alimentar.

Concurso Flash para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das vidas longevas (FS24-1B)

Concurso

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação no domínio das Ciências Sociais que estudem o impacto social das vidas longevas, em Portugal, através de um inquérito quantitativo.

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.