Publicador de Conteúdo

Artigo

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

A pandemia e o mercado de trabalho: o que sabemos um ano depois

Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Mariana Esteves, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;
Relatório financiado pela Social Equity Initiative

“Portugal, Balanço Social” é um relatório anual que analisa a pobreza e exclusão social em Portugal. O relatório deste ano utiliza o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), elaborado no início de 2020, ou seja, contém informações relativas aos rendimentos e condições de trabalho em 2019, antes da pandemia de covid-19, tendo sido complementado com dados provisórios da vaga de 2021 divulgados pelo INE. Inclui uma secção dedicada a crianças e adolescentes e outra a idosos, dois grupos que são especialmente vulneráveis à pobreza e exclusão social. Neste relatório também foram utilizadas várias fontes de dados para analisar o impacto da crise pandémica na saúde, educação e mercado de trabalho.
Pontos-chave
  • 1
       A taxa de pobreza após transferências sociais foi de 16,2% em 2019; dados provisórios do INE indicam que aumentou para 18,4% em 2020.
  • 2
       A taxa de privação material em 2020 foi de 13,5% (1,6 pontos percentuais mais baixa que em 2019).
  • 3
       Em 2019, o Norte do país tornou-se a região do continente com a maior taxa de risco de pobreza (18,1%) e a maior taxa de privação material (6,7%).
  • 4
       O encerramento de escolas levou a uma perda de competências em comparação com 2019 e 2018. Os resultados são mais severos entre os alunos de meios socioeconómicos mais desfavorecidos.
  • 5
       As mulheres com filhos trabalharam, em média, menos 1,2 horas por semana entre o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2021.

Depois de um relativo agravamento nos anos da crise das dívidas soberanas (2011 e 2014), a generalidade dos indicadores conheceu uma melhoria. Entretanto, em 2018, Portugal ainda estava acima da média da União Europeia (UE) no que diz respeito à taxa de risco de pobreza ou exclusão social, taxa de risco de pobreza e taxa de privação material. Só em 2019 Portugal teve um desempenho melhor que a média da UE para estes indicadores. É de salientar a taxa de risco de pobreza que, em 2019, ficou abaixo da média da UE em 0,9 pontos percentuais (16,2% vs. 17,1%). A indisponibilidade de dados não permite analisar se esta melhoria relativa se manteve em 2020, apesar do aumento da taxa de pobreza para 18,4%. Outro ingrediente da taxa de risco de pobreza ou exclusão social é a percentagem de agregados familiares com baixa intensidade de trabalho, que atingiu 5,2% em 2020, contra os 5,1% de 2019.

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

Artigo

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

O discurso de ódio online, que traz sérias consequências aos indivíduos e à sociedade, apresenta-se como uma crescente ameaça à coesão social e aos valores europeus fundamentais, com tendência para o agravamento das suas consequências.

Apresentação pública do Dossier “Investigação e inovação em Portugal e Espanha"

Quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país? E as ligações entre a ciência e as empresas? Apresentamos o novo Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa".

Infodata

Índice de Economia e Sociedade Digital

Espanha lidera os países da UE-27 no cálculo global dos indicadores da sociedade digital (conectividade, utilização da Internet, etc.). Portugal, no entanto, está no fundo.

Também pode ser do seu interesse

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?


Inclusão Social

Este estudo revela fatores surpreendentes que impulsionam a denúncia de discurso de ódio online – descubra o que motivou 226 participantes a agir.

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

Artigo

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação


Inclusão Social

O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista

Resenha

A natureza como espelho e professora no diário de um jovem ativista


Inclusão Social

Como é que um jovem com autismo se relaciona com o ambiente natural? Esta análise apresenta a obra “Diário de um jovem naturalista”, o testemunho de um rapaz de catorze anos incrivelmente empenhado na conservação e na natureza.