A pandemia e o mercado de trabalho: o que sabemos um ano depois

A pandemia e o mercado de trabalho: o que sabemos um ano depois

Inclusão social
Bruno P. Carvalho, Nova School of Business and Economics e ECARES (Université Libre de Bruxelles); Mariana Esteves, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

Após mais de um ano de pandemia, o emprego e o número de horas trabalhadas continuam abaixo dos níveis pré-pandemia. O presente estudo utiliza dados secundários do Inquérito às Forças de Trabalho, conduzido pelo INE, e dados de registos nos serviços públicos de emprego (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Inclusão social
Inês A. Trindade, Helena Pinto, Lara Palmeira, Sérgio Carvalho, Marco Pereira, CINEICC, University of Coimbra, Portugal;

O presente estudo visa explorar as consequências sobre a saúde mental de 640 adultos Portugueses pertencentes a três grupos diferentes (sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2, indivíduos que foram testados mas nunca com um resultado positivo, e indivíduos que nunca foram testados).

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Inclusão social
Tânia Magalhães Silva, Marta Estrela, Maria Teresa Herdeiro, Instituto de Biomedicina (iBiMED); Vítor Roque, Fátima Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior; Eva Rebelo Gomes, Serviço de Imunoalergologia, Centro Hospitalar Universitário do Porto; Adolfo Figueiras, Instituto de Investigação em Saúde de Santiago de Compostela (IDIS);

O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as principais perceções, atitudes e conhecimentos em relação à vacinação contra a Covid-19 de três grupos de risco: professores, profissionais de saúde e idosos.

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Inclusão social
Filipa Madeira, Alexandre Vieira, Cicero R. Pereira e Emerson Do Bú, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Inclusão social
Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto; Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra;

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Inclusão social
Joana Silva, Anna Bernard, Francisco Espiga e Madalena Gaspar, PROSPER (Católica-Lisbon’s Center of Economics for Prosperity);

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

O que influencia mais a posição social de uma pessoa: as próprias competências ou a origem familiar?

Inclusão social
Gøsta Esping-Andersen, Universidade Pompeu Fabra; Jorge Cimentada, Max Planck Institute of Demographic Research;

Analisámos a influência relativa da origem familiar e das competências de cada pessoa na mobilidade social. Existem diferenças entre os países nórdicos e os países da Europa do Sul, como Itália e Espanha?

Os imigrantes são mais ambiciosos do que os seus compatriotas que não emigram?

Os imigrantes são mais ambiciosos do que os seus compatriotas que não emigram?

Inclusão social
Javier G. Polavieja, Universidade Carlos III de Madrid; María Ramos, Universidade Carlos III de Madrid; Mariña Fernández-Reino, Migration Observatory (Oxford);

A emigração envolve sempre uma dose de ambição? Analisámos se existe uma maior orientação para o sucesso, para o risco e para o dinheiro nos imigrantes em comparação com quem não emigrou

As prestações de apoio à infância como o melhor método para lutar contra a pobreza infantil

Elena Bárcena, M. Carmen Branco e Salvador Pérez, Universidade de Málaga;

Em Espanha, apenas 3,3% do total das prestações sociais em 2016 foram destinados ao apoio à infância, em comparação com os 9% da média europeia. No entanto, este estudo mostra que esta é a via mais eficaz para erradicar a pobreza.

Formulário de subscrição da newsletter mensal

Subscreva e iremos informá-lo sobre as publicações e ciclos de conferências do Observatório Social.

Formulário de subscrição para investigadores de ciências sociais

Subscreva e iremos mantê-lo informado sobre propostas de colaboração profissional e concursos de investigação no âmbito das ciências sociais.