Publicador de Conteúdo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Inclusão Social
Paula Paulino e Bárbara Gonzalez, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab; CICPSI-Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal; Sara Albuquerque, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona, CIDEFES-Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, Portugal; Teresa Pompeu Mendes, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal;
O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.
Concurso Flash para apoiar projetos de investigação de inquéritos quantitativos (FP24-2B)

Concurso

Concurso Flash para apoiar projetos de investigação de inquéritos quantitativos (FP24-2B)

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação em Ciências Sociais baseados em novas investigações de base quantitativa, com o objetivo de estudar a sociedade no seu conjunto, bem como os impactos sociais de um determinado fenómeno.
«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Artigo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Inclusão Social
Ana Rita Farias, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas; Ana Cristina Antunes, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Politécnico de Lisboa;
Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.

Publicador de Conteúdo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Inclusão Social
Rui Costa Lopes e Mafalda F. Mascarenhas, ICS, Universidade de Lisboa; Ricardo Borges Rodrigues, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;
Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?
Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal

Artigo

Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal

Inclusão Social
Autores, Mariana Gonçalves; Marina Hintze, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal; Joana Matos, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal;
O estudo investigou os desafios e carências enfrentados pelos profissionais que prestam apoio a vítimas de trauma e violência em Portugal, destacando a falta de recursos e as dificuldades profissionais associadas à diversidade das vítimas atendidas.
Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Artigo

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Inclusão Social
Raquel António, Rita Guerra e Carla Moleiro, Centro de Investigação e Intervenção Social, CIS-Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal;
Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

Publicador de Conteúdo

newsletter-content

newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Formulário de subscrição da newsletter mensal

Subscreva e iremos informá-lo sobre as publicações e ciclos de conferências do Observatório Social.

investigacao-content

newsletter

Sou investigador e quero receber informação relativa a propostas de investigação no âmbito das ciências sociais

Formulário de subscrição para investigadores de ciências sociais

Subscreva e iremos mantê-lo informado sobre propostas de colaboração profissional e concursos de investigação no âmbito das ciências sociais.