Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?
Catarina L. Carvalho; Isabel R. Pinto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP);
Este estudo revela fatores surpreendentes que impulsionam a denúncia de discurso de ódio online – descubra o que motivou 226 participantes a agir.
Artigo
A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação
Ana Ferreira, Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP);
O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.
Artigo
Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses
Lara N. Ferreira e Luís N. Pereira, Universidade do Algarve (Portugal); Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs) (Portugal), e Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC) / Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) (Portugal); Sandra Pais, Universidade do Algarve (Portugal), e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (Portugal);
O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.
Artigo
O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia
Paula Paulino e Bárbara Gonzalez, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab; CICPSI-Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal; Sara Albuquerque, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona, CIDEFES-Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, Portugal; Teresa Pompeu Mendes, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal;
O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.
Artigo
«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses
Ana Rita Farias, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas; Ana Cristina Antunes, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Politécnico de Lisboa;
Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.
Artigo
Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
Rui Costa Lopes e Mafalda F. Mascarenhas, ICS, Universidade de Lisboa; Ricardo Borges Rodrigues, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;
Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?