Publicador de Conteúdo

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Como podemos impulsionar a denúncia do discurso de ódio online?

Inclusão Social
Catarina L. Carvalho; Isabel R. Pinto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP);
Este estudo revela fatores surpreendentes que impulsionam a denúncia de discurso de ódio online – descubra o que motivou 226 participantes a agir.
A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

Artigo

A cibersegurança no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico em Portugal: opiniões de professores e encarregados de educação

Inclusão Social
Ana Ferreira, Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP);
O projeto "YUCA" revela a urgente necessidade de integrar a cibersegurança nos currículos escolares para proteger e capacitar os jovens em Portugal.
Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Artigo

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Inclusão Social
Lara N. Ferreira e Luís N. Pereira, Universidade do Algarve (Portugal); Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs) (Portugal), e Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC) / Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) (Portugal); Sandra Pais, Universidade do Algarve (Portugal), e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (Portugal);
O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.

Publicador de Conteúdo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Inclusão Social
Paula Paulino e Bárbara Gonzalez, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab; CICPSI-Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal; Sara Albuquerque, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona, CIDEFES-Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, Portugal; Teresa Pompeu Mendes, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal;
O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.
«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Artigo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses

Inclusão Social
Ana Rita Farias, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas; Ana Cristina Antunes, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Politécnico de Lisboa;
Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.
Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Inclusão Social
Rui Costa Lopes e Mafalda F. Mascarenhas, ICS, Universidade de Lisboa; Ricardo Borges Rodrigues, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;
Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

Publicador de Conteúdo

newsletter-content

newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Formulário de subscrição da newsletter mensal

Subscreva e iremos informá-lo sobre as publicações e ciclos de conferências do Observatório Social.

investigacao-content

newsletter

Sou investigador e quero receber informação relativa a propostas de investigação no âmbito das ciências sociais

Formulário de subscrição para investigadores de ciências sociais

Subscreva e iremos mantê-lo informado sobre propostas de colaboração profissional e concursos de investigação no âmbito das ciências sociais.