Artigo
Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses
Lara N. Ferreira e Luís N. Pereira, Universidade do Algarve (Portugal); Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs) (Portugal), e Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC) / Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) (Portugal); Sandra Pais, Universidade do Algarve (Portugal), e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (Portugal);
O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.
Artigo
O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia
Paula Paulino e Bárbara Gonzalez, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab; CICPSI-Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal; Sara Albuquerque, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona, CIDEFES-Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, Portugal; Teresa Pompeu Mendes, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal;
O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.
Artigo
«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses
Ana Rita Farias, Universidade Lusófona, HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas; Ana Cristina Antunes, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Politécnico de Lisboa;
Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.
Artigo
Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
Rui Costa Lopes e Mafalda F. Mascarenhas, ICS, Universidade de Lisboa; Ricardo Borges Rodrigues, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;
Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?
Artigo
Desafios, competências e qualidade de vida dos profissionais que prestam apoio a vítimas de experiências de trauma e violência em Portugal
Autores, Mariana Gonçalves; Marina Hintze, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal; Joana Matos, Mestrado, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal;
O estudo investigou os desafios e carências enfrentados pelos profissionais que prestam apoio a vítimas de trauma e violência em Portugal, destacando a falta de recursos e as dificuldades profissionais associadas à diversidade das vítimas atendidas.
Artigo
Portugal, Balanço Social 2022
Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Miguel Fonseca, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;
O relatório “Portugal Balanço Social 2022” analisa o estado económico e social de Portugal, incluindo a distribuição dos apoios durante a pandemia de Covid-19 e o impacto do custo de vida em famílias de diferentes rendimentos, além de abordar a insegurança alimentar.