Publicador de Conteúdo

Artigo

O que influencia mais a posição social de uma pessoa: as próprias competências ou a origem familiar?

Gøsta Esping-Andersen, Universidade Pompeu Fabra; Jorge Cimentada, Max Planck Institute of Demographic Research;

Em todas as democracias avançadas, os filhos de pais com ensino superior são mais propensos a alcançar posições sociais elevadas, independentemente das suas próprias competências. No entanto, aqueles com altos níveis de competências têm melhores perspetivas de vida, mesmo que provenham de origens familiares menos favorecidas.
Pontos-chave
  • 1
       O presente estudo pretende analisar a influência relativa da origem familiar e das competências cognitivas e não cognitivas na mobilidade social em 21 democracias avançadas.
  • 2
       Em geral, os filhos de pessoas com ensino superior são mais propensos do que os demais a alcançar uma melhor posição social, e estão também mais protegidos contra o risco de cair para a classe trabalhadora, mesmo que tenham um nível de competências relativamente baixo.
  • 3
       Aqueles que nascem em famílias menos instruídas, mas possuem maiores competências, têm mais oportunidades de subir degraus da escala social.
  • 4
       Em Itália e Espanha, o efeito do meio social na posição de destino é muito acentuado. As pessoas com origem familiar privilegiada (pais com ensino superior) têm uma vantagem muito maior no acesso a posições sociais elevadas e estão especialmente protegidas contra o risco de cair para posições sociais baixas.

Em todos os países, os filhos de pais com ensino superior são mais propensos a acabar em posições sociais mais elevadas do que aqueles cujos pais não têm este nível de formação. Contudo, existem diferenças importantes entre os países. Nos países nórdicos, no Canadá ou nos Países Baixos, esta vantagem é relativamente pequena. Em contrapartida, em países como Espanha ou Itália, a influência da família de origem na mobilidade social é muito mais acentuada, e as diferenças nas oportunidades de mobilidade, tanto dos filhos de pais com alto nível de formação e como dos filhos com baixo nível de formação, são muito grandes.

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?

Artigo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.

Artigo

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

Artigo

Digitalização, automatização e o mercado de trabalho em Portugal

Este artigo é realizado com base na pesquisa que procura dar resposta ao impacto da transformação digital nos postos de trabalho e no emprego, a partir de uma análise focada no mercado de trabalho em Portugal. A fim de explorar o impacto da digitalização na força de trabalho portuguesa, os autores analisaram os dados da pesquisa, recolhidos entre abril e julho de 2022, a partir de uma amostra representativa de 2.000 trabalhadores no ativo em Portugal.

Também pode ser do seu interesse

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses

Artigo

Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses


Inclusão Social

O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia

Artigo

O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia


Inclusão Social

O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Artigo

Sinais subtis de enviesamentos raciais entre professores do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal


Inclusão Social

Em Portugal, os professores fazem recomendações diferentes em função de os estudantes serem negros ou brancos?