Índice de Economia e Sociedade Digital

Resenha

A Ciência e a Tecnologia na configuração de Portugal e Espanha ao longo dos últimos cinco séculos

Como tem sido o desenvolvimento da ciência em Portugal e Espanha e como tem influenciado a construção das nações ibéricas? Estes dois trabalhos analisam o assunto.

Índice de EcoInovação

Portugal encontra-se numa posição intermédia na inovação ambiental, enquanto Espanha encontra-se entre os países líderes.

Mulheres inventoras

Quem inventa mais: homens ou mulheres? A proporção em Portugal é de uma mulher para cada quatro homens, e em Espanha é de uma para cada cinco. Superam a média europeia?

Infodata

Autoria de publicações científicas segundo o sexo

Quem publica mais: homens ou mulheres? A percentagem de mulheres que publicam em campos STEM em Portugal e Espanha é superior à média europeia, refletindo o facto de a proporção de mulheres investigadoras no meio académico ser também mais elevada do que a média europeia.

Investigadoras mulheres por setores

A Portugal e Espanha estão acima da média europeia em termos da percentagem de mulheres investigadoras em todos os sectores considerados, embora a menor participação seja no sector empresarial e a maior no sector governamental.

Porcentaje de personas que se sitúan por encima de sus padres o abuelos en la escala social

El 29 % de los españoles se sitúan socialmente por encima de sus padres y más del 40 % opinan que han ascendido en la escala social respecto a sus abuelos.

Número de generaciones necesarias para que los nacidos en familias de bajos ingresos puedan aproximarse al nivel medio de ingresos en su sociedad

Según este indicador, en España son necesarias 4 generaciones para mejorar los ingresos de una familia con una economía precaria.

Tasa de fecundidad

La tasa de fecundidad de las mujeres en España es de 1,23 hijos por mujer, el segundo país de la Unión Europea con la tasa más baja.