Publicador de Conteúdo

Índice de Economia e Sociedade Digital

Quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país? E as ligações entre a ciência e as empresas? Apresentamos o novo Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa".

Infodata

Cientistas e engenheiros segundo o sexo

Portugal, juntamente com a Dinamarca, é uma exceção na UE-27 e tem uma percentagem de mulheres cientistas e engenheiras ligeiramente acima da média europeia.

Infodata

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Enquanto a participação de mulheres doutoradas em Portugal está acima da média da UE-27 em todos os ramos do conhecimento considerados, em Espanha, a participação de mulheres doutoradas está abaixo da média europeia nos ramos das artes, humanidades e ciências sociais.

Apoio governamental direto (apoios) e indireto (incentivos fiscais) à I&D empresarial

Infodata

O padrão de apoio governamental à I&D empresarial difere entre Portugal e Espanha, com predominância do apoio indireto no caso de Portugal e do apoio direto no caso de Espanha.

Índice de EcoInovação

Índice de EcoInovação

Portugal encontra-se numa posição intermédia na inovação ambiental, enquanto Espanha encontra-se entre os países líderes.

Mulheres inventoras

Mulheres inventoras

Quem inventa mais: homens ou mulheres? A proporção em Portugal é de uma mulher para cada quatro homens, e em Espanha é de uma para cada cinco. Superam a média europeia?