Artigo
Os imigrantes são mais ambiciosos do que os seus compatriotas que não emigram?
-
1Argumenta-se muitas vezes que a imigração gera uma fuga de talentos e de empreendedorismo nos países de origem..
-
2O presente estudo pretende analisar se os migrantes que chegaram a diferentes países europeus estão mais motivados do que os seus compatriotas que não migraram em três aspetos: orientação para o sucesso, orientação para o risco e orientação para o dinheiro.
-
3Não existe um padrão universal que se aplica à seleção de imigrantes, em alguns casos a seleção é positiva e noutros é negativa.

Em média, os migrantes, no conjunto dos países considerados neste estudo, pontuam mais do que os seus compatriotas que não migraram nas escalas de orientação para o sucesso, orientação para o risco e orientação para o dinheiro. Contudo, embora a seleção positiva destas características motivacionais se mantenham em certas combinações origem-destino (por exemplo, em europeus residentes noutros países da Zona Euro em que é partilhada uma língua comum), noutras combinações ocorre o contrário, como, por exemplo, no caso dos europeus do Leste noutros países da União Europeia, ou marroquinos em Espanha ou turcos em países europeus ricos.