Publicador de Conteúdo

Artigo

As tarefas domésticas e o cuidado dos filhos durante o confinamento, uma responsabilidade assumida principalmente pelas mulheres

Lídia Farré, Universidade de Barcelona e IAE-CSIC; Libertad González, Universidade Pompeu Fabra e Barcelona GSE;

Em abril de 2020, as autoras realizaram um inquérito a mais de sete mil pessoas em Espanha, focado no emprego e nas tarefas domésticas antes e durante o confinamento. Os resultados do inquérito, em que este artigo se baseia, mostram fortes quedas no emprego, de magnitude semelhante para homens e mulheres. As mulheres, que já antes do confinamento eram as principais responsáveis das tarefas domésticas, continuaram a assumir estas tarefas a um nível consideravelmente mais elevado, apesar de um ligeiro aumento na participação dos homens.
observatoriosocial.puntos.clave
  • 1
       Durante o confinamento produziram-se perdas de emprego importantes, mais pronunciadas entre trabalhadores sem formação universitária e em setores não essenciais que não permitem o teletrabalho.
  • 2
       O índice de emprego caiu mais de 20 pontos percentuais, tanto para homens como para mulheres, e mais de 30 pontos percentuais para trabalhadores sem formação universitária.
  • 3
       Antes do confinamento, as mulheres eram as principais responsáveis das tarefas domésticas nas famílias biparentais com filhos. Durante este período, a participação dos homens nestas tarefas aumentou muito ligeiramente.
  • 4
       Só houve uma grande mudança numa única tarefa, fazer as compras: os homens fizeram mais compras de casa do que as mulheres.
Distribuição das tarefas domésticas durante o confinamento (representada em percentagem)
Distribuição das tarefas domésticas durante o confinamento (representada em percentagem)

 

 

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Infodata

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Enquanto a participação de mulheres doutoradas em Portugal está acima da média da UE-27 em todos os ramos do conhecimento considerados, em Espanha, a participação de mulheres doutoradas está abaixo da média europeia nos ramos das artes, humanidades e ciências sociais.

Artigo

Participar ou ganhar? Mulheres, homens e competitividade

As mulheres não são tão boas para competir? Este artigo mostra a existência de fatores culturais que podem explicar parte da discriminação que as mulheres sofrem no mercado de trabalho.

Artigo

As mulheres têm menos oportunidades de serem contratadas?

Uma experiência sobre a discriminação de género mostrou que as mulheres têm 30% menos probabilidades de serem chamadas para uma entrevista de emprego do que os homens com as mesmas características.

Também pode ser do seu interesse

Concurso Flash para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das vidas longevas (FS24-1B)

Concurso

Concurso Flash para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das vidas longevas (FS24-1B)


Inclusão Social

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação no domínio das Ciências Sociais que estudem o impacto social das vidas longevas, em Portugal, através de um inquérito quantitativo.

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Artigo

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?


Inclusão Social

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

Artigo

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses


Inclusão Social

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.