Publicador de Conteúdo

A Saúde e o bem-estar dos portugueses: impactos da covid-19

Lara N. Ferreira, Universidade do Algarve, Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs), Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC)/ Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB); Luís N. Pereira, Universidade do Algarve, Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs), Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC)/ Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB); Pedro L. Ferreira, Universidade de Coimbra, Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC)/ Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB);
Concurso para apoiar projetos de investigação baseados em inquéritos sobre o impacto da Covid-19 (LL20-4)

O presente estudo forneceu dados sobre o impacto da covid-19 na saúde e bem-estar dos portugueses, tendo os dados sido obtidos a partir de uma amostra aleatória de cidadãos portugueses (n=1.255). Os resultados revelam que os inquiridos relataram que a sua saúde estava pior do que antes da pandemia e que o seu acesso aos cuidados de saúde foi bastante afetado, tendo tido cirurgias ou consultas médicas canceladas ou adiadas. Os inquiridos mais idosos foram os mais afetados. Os inquiridos, na sua maioria, relataram sentir-se mais nervosos, ansiosos ou estar “no limite”, bem como mais tristes ou deprimidos. Também reportaram que as relações sociais e as atividades diárias foram severamente afetadas pela pandemia. Uma elevada percentagem de inquiridos em idade ativa declarou ter perdido os seus empregos ou ter tido de fechar permanentemente as suas empresas. Além disso, uma elevada percentagem relatou ter registado uma redução dos seus rendimentos. Os inquiridos estavam ligeiramente satisfeitos com a vida e reportaram um bem-estar moderado.
observatoriosocial.puntos.clave
       Um quarto dos inquiridos relatou ter “muito boa” saúde e quase metade relatou ter “boa” saúde. Uma parte significativa dos inquiridos afirmou que a sua saúde estava pior do que antes da pandemia.
       O acesso aos cuidados de saúde diminuiu durante a pandemia: 4% dos inquiridos tiveram cirurgias adiadas ou canceladas devido à covid-19; mais de um quarto teve consultas médicas ou exames complementares de diagnóstico adiados ou cancelados. O número de adiamentos e cancelamentos foi maior entre os inquiridos mais idosos.
       Metade dos inquiridos relatou sentir-se nervosa, ansiosa ou “no limite” e, para 85% destes inquiridos, estes sentimentos eram mais fortes do que antes da pandemia. Quase 45% dos inquiridos sentiram-se tristes ou deprimidos e, destes, 85% afirmaram terem tido estes sentimentos mais fortes do que antes da pandemia.
       Os inquiridos relataram que as suas relações sociais foram gravemente afetadas: não se reuniram com mais de cinco pessoas de fora do seu agregado familiar e visitaram membros da família com menos frequência do que antes da pandemia. A maioria também foi às compras e saiu para dar um passeio com menos frequência do que antes da pandemia.
       Os inquiridos consideraram que a sua situação económica se debilitou durante a pandemia. Mais de dois terços afirmaram ter tido uma redução salarial ou no volume de negócios devido à pandemia. O impacto na situação económica e no trabalho foi maior para as pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos.
       Os inquiridos estavam ligeiramente satisfeitos com a vida e relataram um bem-estar moderado.

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Os jovens de ambos os países utilizam os telemóveis de forma semelhante, mas existem ligeiras diferenças entre perfis que podem influenciar o seu bem-estar.

Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Os resultados deste estudo mostram que, por um lado, a utilização problemática das tecnologias móveis está associada a níveis mais baixos de bem-estar entre os jovens adultos. Por outro lado, os jovens adultos portugueses acreditam que as tecnologias móveis foram essenciais para o seu bem-estar durante os confinamentos e perante as regras de distanciamento social desencadeadas pela pandemia.

Concurso

Concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das alterações climáticas (FP23-2B)

O Observatório Social da Fundação "la Caixa" anuncia um concurso para apoiar projetos de investigação em ciências sociais nos quais se utilizem dados de inquéritos quantitativos sobre o impacto social da Mudança Climática, em Portugal.

Concurso Flash para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das vidas longevas (FS24-1B)

Concurso

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação no domínio das Ciências Sociais que estudem o impacto social das vidas longevas, em Portugal, através de um inquérito quantitativo.

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?

Este artigo destaca que tanto o bullying tradicional como o cyberbullying têm uma audiência. As pessoas observadoras podem influenciar o comportamento, seja encorajando ou parando a agressão.

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

«BlindGame»: As atividades de jogo de azar ‘on-line’ dos jovens portugueses

Um estudo realizado com 2.028 jovens entre 15 e 34 anos em Portugal revelou uma prevalência significativa de comportamentos de jogo a dinheiro online, com diferenças de género e idade. Os resultados indicam preocupações para pais, educadores e autoridades públicas devido à crescente adesão a essa forma de entretenimento.