Concurso
Social Research Call 2024 (SRC 2024)
O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projetos de investigação social inovadores de excelência. As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.
O processo de candidatura está estruturado em duas fases:
Período de apresentação de propostas: Janeiro 8-23, 2024.
OBJETIVOS
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O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.
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Os projetos devem ser focados em Espanha e/ou Portugal.
APOIOS
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Até 115.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.
A QUEM SE DESTINA?
O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
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Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).
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Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 23 de janeiro de 2022).
O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Portugal ou Espanha.
DATAS PRINCIPAIS
Sessão de informação:
Quarta-feira, 25 de outubro. Nesta sessão online serão divulgados os pormenores do concurso e serão esclarecidas dúvidas. Pode assistir à sessão de informação aqui:
Fase 1 - Apresentação das candidaturas (short proposals)
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Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo: 8 de janeiro de 2024
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Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo: 23 de janeiro de 2024, às 13:00 GMT
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Avaliação das candidaturas resumo: fevereiro–março de 2024
Fase 2 - Candidaturas pré-selecionadas (full proposals)
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Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas: março de 2024
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Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas: : 24 de abril de 2024, às 13:00 GMT
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Fase de avaliação 2.1: maio de 2024
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Fase de avaliação 2.2 (entrevistas): 19-20 de junho de 2024
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Anúncio dos projetos selecionados: julho de 2024
PROCESSO DE CANDIDATURA
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A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.
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Os candidatos com candidaturas resumo bem-sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência nos setores social e público (1 página cada uma).
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Tanto as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.
CONTACTO
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Para solicitar informação adicional ou esclarecer quasiquer dúvidas, poderá enviar um email para: [email protected]
RESULTADOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)
Funded projects
List of evaluators
Summaries of the funded projects provided below:
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Social-HEROES: Health and Education Research Opportunities Empower Students and tackle inequities
Rafaela Rosário, University of Minho -
The broad impact of Early Childhood Education and Care
Antoni-Italo de Moragas, CUNEF Universidad -
Re-shaping Attitudes about Refugees and Gender Minorities in Spain and Portugal
Bilge Yabanci, University of Deusto -
Schooling Against Fake News
Carlos X. Lastra-Anadón, IE University -
The perspective of children and adolescents in vulnerable social contexts: what do they say?
Dra. Carme Montserrat, Universitat de Girona -
Growing Up Kind: Neural Markers Of Prosocial Development And The Effects Of Social Media
Inês Mares, William James Center for Research (WJCR), ISPA, Lisboa, Portugal -
Understanding gender-based violence in equal times
Leire Rincón García, Universitat Autònoma de Barcelona -
TRACKFRAILTY: TRACK TO PREVENT, MITGATE, AND REVERSE FRAILTY
Mário António Cardoso Marques, University of Beira Interior -
The role of influencers in the political socialisation of young people in Spain
Mercè Oliva, Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) -
Preventing school failure of migrant students via a whole-school narrative intervention
Pilar Prieto (ICREA-UPF), Universitat Pompeu Fabra -
Breaking Barriers to Enhance Criminal Justice Interactions and Safeguards for ASD in Portugal
Telma Sousa Almeida, William James Center for Research, Ispa – Instituto Universitário -
Threat/safeness perception, mind-body mechanisms of action, and behavior of youth during detention
Diana Ribeiro da Silva, University of Coimbra -
The differences in mortality by social class in Spain. Approaches to health inequalities, 1940-2023
Francisco J. Marco-Gracia, Universidad de Zaragoza -
KNOWLEDGE IS POWER: TOWARDS A COMPREHENSIVE APPROACH TO DIMINISH FAKE NEWS SPREAD AND SUSCEPTIBILITY
Inês Sousa Guedes, University of Porto -
Uncovering political information diets among youth through novel computational methods
Laia Castro, University of Barcelona -
A sociocognitive-based strategy to combat misinformation
Margarida Vaz Garrido, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa -
Understanding Parental Burnout: Cultural values, family and individual processes in Parents
Marisa Matias, Faculty of Psychology and Educational Sciences – University of Porto
DOCUMENTOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)
Rules for participation
Assessment of proposals
As candidaturas devem ser submetidas através da nova plataforma online concebida para o efeito (http://grants.lacaixafoundation.org/). As candidaturas recebidas através de outros canais não serão aceites.
DOCUMENTAÇÃO FASE 1 (apenas disponível em inglês)
User’s Guide Short Proposal Submission
Checklist for phase 1 of the application
Guidelines Template Short Proposal
DOCUMENTAÇÃO FASE 2 (apenas disponível em inglês)
Checklist for phase 2 submissions
Guidelines for the full proposal
Manual Submission full proposal
Guidelines Research Expertise
Guidelines Social and Public Sector Expertise
Proposals selected for the interview