Concurso
Concurso para apoiar projetos de investigação sobre infância e vulnerabilidade
O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação em Ciências Sociais em que sejam utilizados dados de inquéritos quantitativos sobre os fatores de vulnerabilidade na infância, em Portugal.
Cada projeto selecionado receberá até um montante máximo de 30.000 euros (incluindo impostos aplicáveis).
O concurso estará disponível de 15 de março a 5 de abril de 2023.
De forma a ultrapassar os obstáculos administrativos provenientes do período de férias, o prazo de apresentação das candidaturas foi prolongado até dia 12 de abril.
PROCURAMOS:
-
Projetos de investigação, originais, de base quantitativa, sobre temas de especial relevância no atual contexto socioeconómico.
-
Propostas que estudem os desafios atuais relacionados com as situações de vulnerabilidade na infância, sendo admitidos como objetos de estudo todos os tipos de situações de vulnerabilidade e todas as faixas etárias dos sujeitos de estudo.
-
Serão admitidos como objeto de estudo, sem que esta lista tenha carácter exclusivo, os seguintes tipos de situações relacionadas com a infância (definida como período de vida compreendido entre os 0 e os 16 anos):
-
Fatores que impedem o desenvolvimento das competências de vida necessárias para a integração e autonomia da pessoa.
-
Fatores que impedem o desenvolvimento social e educativo, ou prejudicam as oportunidades nesta área.
-
Fatores que conduzem a situações de pobreza infantil.
-
Prejuízo dos direitos das crianças de ambos os sexos.
-
Fatores que colocam a pessoa em risco de ser prejudicada, maltratada, perseguida, discriminada, menosprezada, ou influenciada negativamente por agentes hostis em relação aos quais se encontra em situação de inferioridade, impossibilidade de defesa ou fragilidade.
-
Fatores subjetivos de vulnerabilidade (medo, incerteza, sensação de insegurança, perda de autoestima e de confiança nas suas próprias capacidades, sentimento de vulnerabilidade perante ameaças presentes e futuras, etc.).
-
Fatores objetivos de vulnerabilidade (evolução do mercado de trabalho, cortes nos recursos de proteção social, insegurança pública, degradação ambiental, clima social, etc.).
-
A combinação dinâmica destes ou de outros fatores que influenciam a vulnerabilidade.
-
Grupos sociais em especial risco de vulnerabilidade.
-
OFERECEMOS:
-
Uma dotação máxima de 30.000 euros por projeto.
PEDIMOS:
-
A universidade ou o centro de investigação do beneficiário do apoio deve assinar um acordo de investigação com a Fundação ”la Caixa”.
-
A investigação deve ser realizada num prazo de 12 meses a partir da concessão do apoio.
-
Os inquéritos quantitativos devem ser contratados como um serviço profissional e cumprir todas as garantias metodológicas.
QUEM PODE CANDIDATAR-SE:
-
O concurso está aberto a propostas lideradas por investigadores de qualquer nacionalidade que realizem a sua atividade em universidades, centros de investigação ou entidades privadas sem fins lucrativos dedicadas à investigação e com sede em Portugal.


CALENDÁRIO:
-
Prazo para apresentação: as propostas podem ser apresentadas até às 13h00 (UTC) de 5 de abril de 2023.
-
As propostas devem ser apresentadas através da plataforma online disponibilizada para esse efeito (http://grants.lacaixafoundation.org/). As candidaturas recebidas através de outros canais não serão aceites.
-
As informações sobre a resolução do concurso serão publicadas no website do Observatório Social, aproximadamente 6 semanas depois do fim do prazo de apresentação das candidaturas. Antes dessa data, os candidatos selecionados serão notificados por correio eletrónico.


CONTACTO:
-
As questões relativas a este concurso podem ser enviadas por correio eletrónico para o Observatório Social da Fundação ”la Caixa”: [email protected]
DOCUMENTOS GERAIS DO CONCURSO:
-
Plataforma para apresentar as candidaturas: http://grants.lacaixafoundation.org/