Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Tiago Lapa, Gustavo Cardoso, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Charo Sádaba, Gonzalo Fernández-Duval, Javier García-Manglano, Grupo de investigación Jóvenes en Transición, ICS, Universidad de Navarra;
Investigação solicitada

No atual contexto da pandemia de COVID-19, tecnologias como os telemóveis são uma espada de dois gumes. Os resultados deste estudo mostram que, por um lado, a utilização problemática das tecnologias móveis está associada a níveis mais baixos de bem-estar entre os jovens adultos. Por outro lado, os jovens adultos portugueses acreditam que as tecnologias móveis foram essenciais para o seu bem-estar durante os confinamentos e perante as regras de distanciamento social desencadeadas pela pandemia. Mas a tecnologia é apenas uma parte da equação: o bem-estar dos jovens adultos também varia de acordo com o sexo, educação, ocupação, composição do agregado familiar, higiene do sono, satisfação com relações pessoais, realização no estudo ou no trabalho e utilização do tempo livre.
       Mais de um quarto (26,7%) da amostra de jovens adultos portugueses tinha um bem estar baixo, em comparação com pouco menos de um terço (31,9%) que referiu um bem estar elevado.
       Os níveis mais baixos de bem-estar foram encontrados entre as mulheres jovens, as pessoas desempregadas (as que não trabalham nem estudam), as que têm o ensino básico ou uma licenciatura, e as que viviam sem família.
       Em média, as pessoas declararam que usavam o telemóvel durante 5 horas e 35 minutos por dia. Diariamente, também passavam em média duas horas e 27 minutos a comunicar por meio de mensagens; duas horas e 40 minutos a usar as redes sociais online (Instagram, TikTok e semelhantes); uma hora e 31 minutos a ver vídeos ou séries; e quase meia hora a jogar no telemóvel. As mulheres declararam que passavam mais meia hora por dia no telemóvel do que os homens.
       Quando a utilização do telemóvel é problemática, a proporção das pessoas com um bem-estar pessoal elevado é inferior. 41,9% das pessoas que tinham uma utilização problemática do telemóvel apresentavam baixos níveis de bem-estar. Contudo, a maioria das pessoas (74,5%) indicou que os telemóveis tiveram bastante ou muita importância no seu bem-estar durante a pandemia.
       Foram constatados níveis mais elevados de bem-estar entre os jovens adultos que declararam passar pelo menos algumas horas por semana em passatempos sem ecrã e em atividades físicas e também entre os que declararam dormir pelo menos oito horas por dia.
       Foram observadas maiores proporções de indivíduos com níveis elevados de bem-estar entre as pessoas que estavam satisfeitas com as relações com a família e amigos e, sobretudo, com o seu desempenho académico ou laboral e a utilização do seu tempo livre.

Concurso

Concurso para apoiar projetos de investigação sobre a realidade social dos jovens (FP22_1B)

O Observatório Social da Fundação "la Caixa" anunciou um concurso para apoiar projetos de investigação em ciências sociais nos quais se utilizem dados de inquéritos quantitativos sobre a realidade social dos jovens em Portugal.

A Saúde e o bem-estar dos portugueses: impactos da covid-19

O presente estudo forneceu dados sobre o impacto da covid-19 na saúde e bem-estar dos portugueses. Os resultados revelam que os inquiridos relataram que a sua saúde estava pior do que antes da pandemia e que o seu acesso aos cuidados de saúde foi bastante afetado, tendo tido cirurgias ou consultas médicas canceladas ou adiadas.

Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.