Concurso

Social Research Call 2023 (SRC 2023)

-

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projetos de investigação social inovadores de excelência. As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.

O processo de candidatura está estruturado em duas fases:

Período de candidaturas: janeiro 9-24, 2023

 

OBJETIVOS
 

  • O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.

  • Os projetos devem ser focados em Portugal e/ou Espanha.

 

APOIOS
 

  • Até 100.000€ por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

 

A QUEM SE DESTINA?
 

O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).

  • Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 24 de janeiro de 2021).

 O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.

 

DATAS PRINCIPAIS
 

Sessão de informação: Social Research Call 2023

Quarta-feira, 30 de novembro, às 10h30 (CET).

Nesta sessão online serão divulgados os pormenores da convocatória e serão esclarecidas dúvidas.

Para poder assistir à sessão online, é indispensável que se inscreva usando esta ligação.

 

Fase 1 - Apresentação das candidaturas (short proposals)

  • Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo: 9 de janeiro de 2023

  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo: 24 de janeiro de 2023, às 13:00 h GMT

  • Avaliação das candidaturas resumo: fevereiro - março de 2023


Fase 2 - Candidaturas pré-selecionadas (full proposals)

  • Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas: março de 2023

  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas: 25 de abril de 2023, às 13:00 h GMT

  • Fase de avaliação 2.1: maio de 2023

  • Fase de avaliação 2.2 (entrevistas): 21-22 de junho de 2023

  • Anúncio dos projetos selecionados: julho de 2023

 

PROCESSO DE CANDIDATURA
 

  • A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.

  • Os candidatos com candidaturas resumo bem-sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência nos setores social e público (1 página cada uma).

  • Tanto as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.

 

CONTACTO
 

 

 

DOCUMENTOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)
 

Brochure

Rules for participation
 
Assessment of proposals

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Artigo

Desigualdades na investigação sobre as desigualdades da Covid-19: quem tinha capacidade de resposta?

Joan Benach, Lucinda Cash-Gibson, Diego F. Rojas-Gualdrón, Álvaro Padilla-Pozo, Juan Fernández Gracia, Víctor M. Eguíluz, e o grupo COVID-SHINE;
Projeto selecionado no Concurso de Investigação Social 2019 (LCF/PR/SR20/52550011)

A pandemia de Covid-19 testou as capacidades e a preparação dos países para responderem ativamente e para colaborarem face a uma ameaça global comum. No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19. O estudo foi realizado em termos de volume de produção, distribuição por grupo de rendimento e região do mundo do país, e colaborações entre países. Os resultados revelam que a investigação sobre as desigualdades da Covid-19 foi extremamente colaborativa; contudo, existe desigualdade nestas colaborações. Além disso, emergiram novas dinâmicas e parcerias, em comparação com o campo da investigação sobre as desigualdades globais no domínio da saúde (pré-Covid-19), o que merece uma investigação mais aprofundada.
Pontos-chave
  • 1
       Entre janeiro de 2020 e 23 de abril de 2021, foram publicados em todo o mundo 9 355 artigos científicos sobre as desigualdades associadas à Covid-19, e 140 países contribuíram para a publicação de pelo menos um artigo.
  • 2
       O recente campo de investigação das desigualdades da Covid-19 tem sido extremamente colaborativo, embora existam práticas de investigação desiguais nestas colaborações, entre países, entre grupos de rendimento e entre regiões mundiais.
  • 3
       Em termos de regiões mundiais, a América do Norte e a Europa e Ásia Central foram as que mais contribuíram para esta investigação. O Médio Oriente e a região do Norte de África são o terceiro maior produtor regional em matéria de investigação sobre as desigualdades da Covid-19, e aumentaram de forma significativa a respetiva produtividade científica, em comparação com o campo da investigação sobre as desigualdades globais no domínio da saúde (pré-Covid-19).
  • 4
       No âmbito deste campo de investigação, foram identificados três grupos principais de colaboração: um grupo que incluía países anglo-saxões, asiáticos e africanos, um segundo grupo que incluía sobretudo países europeus e o Chile, e um terceiro grupo constituído principalmente por quatro países latino-americanos: Colômbia, Brasil, México e Argentina.
  • 5
       Antes da pandemia, as provas demonstravam que existiam desigualdades na capacidade mundial de produção de investigação sobre desigualdades na saúde, o que provavelmente reduziu a capacidade e prontidão de resposta de muitos países à Covid-19.
  • 6
       Para garantir uma preparação proativa para futuras crises e estratégias eficazes para enfrentar as crescentes desigualdades na saúde, o investimento em capacidades relacionadas com a investigação tem de ser uma prioridade em todos os países.

Mapa do mundo que mostra os diversos graus de colaborações de diferentes países na investigação sobre as desigualdades da Covid-19. A cor de cada país reflete o número de artigos produzido em colaboração com outros países (aumentando de vermelho para azul).

A cor das ligações codifica o número de artigos em que os dois países ligados aparecem (aumentando de amarelo para vermelho, com a ligação verde que indica o grupo de investigação “com maior produtividade”). 

Classificação

Etiquetas

Temáticas

Conteúdos relacionados

Artigo

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

Artigo

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Artigo

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

“Portugal, Balanço Social” é um relatório anual que analisa a pobreza e exclusão social em Portugal.

Também pode ser do seu interesse

Evolução da Ciência e Tecnologia em Portugal e Espanha

Artigo

Evolução da Ciência e Tecnologia em Portugal e Espanha


Ciência

A investigação e a inovação em Portugal e Espanha desenvolveram-se em percursos paralelos, embora com algumas características que os diferenciam.

Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?

Artigo

Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?


Ciência

Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Artigo

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha


Ciência

Este artigo analisa a forma como estar motivado pela prevenção de doenças (“segurança”) ou pela promoção do prazer (“prazer”) molda a forma como as pessoas compreendem a saúde sexual e procuram alcançar os seus objetivos sexuais.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Concursos Flash

Social Research Call

Concurso

Social Research Call 2022 (SRC 2022)

-

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projetos de investigação social inovadores de excelência. As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.

O processo de candidatura está estruturado em duas fases:

Período de candidaturas: janeiro 10-25, 2022

 

OBJETIVOS

  • O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.
  • Os projetos devem ser focados em Portugal e/ou Espanha.

 

APOIOS

  • Até 100.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

 

A QUEM SE DESTINA?

O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).
  • Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 25 de janeiro de 2020).

O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.

 

DATAS PRINCIPAIS

FASE 1 - Apresentação das candidaturas (short proposals)

  • Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo: 10 de janeiro de 2022
  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo: 25 de janeiro de 2022, às 13:00 h GMT
  • Avaliação das candidaturas resumo: fevereiro - março de 2022

 

FASE 2 - Candidaturas pré-selecionadas (full proposals)

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas: março de 2022

  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas: 26 de abril de 2022, às 13:00 h GMT
  • Fase de avaliação 2.1: maio de 2022
  • Fase de avaliação 2.2 (entrevistas): 22-23 de junho de 2022
  • Anúncio dos projetos selecionados:  julho de 2022

 

PROCESSO DE CANDIDATURA

  • A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.
  • Os candidatos com candidaturas resumo bem-sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência nos setores social e público (1 página cada uma).
  • Tanto as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.

 

CONTACTO

 

 

RESULTADOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)

Funded projects

List of evaluators

 

DOCUMENTOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)

Brochure

Rules for participation
 
Assessment of proposals

 

DOCUMENTAÇÃO DA FASE 1 (apenas disponível em inglês)

Checklist for phase 1 submissions

Guidelines for the short proposal

Manual Submission short proposal

Proposals preselected for Phase 2

 

DOCUMENTAÇÃO DA FASE 2  (apenas disponível em inglês)

Checklist for phase 2 submissions

Guidelines for the full proposal

Manual Submission full proposal

Guidelines for the social and public sector expertise document

Guidelines for the research expertise document

Proposals selected for the panel interview

 

Concurso

Social Research Call 2021 (SRC 2021)

-

A Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projectos de investigação social inovadores de excelência. As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.

O processo de candidatura está estruturado em duas fases:

Fase 1 (candidaturas resumo): fevereiro - maio de 2021

Fase 2 (candidaturas completas): maio - setembro de 2021

 

OBJETIVOS

  • O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.
  • Os projetos devem ser focados em Espanha e/ou Portugal.

 

APOIOS

  • Até 100.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

 

 

A QUEM SE DESTINA?

O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).
  • Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 24 de Fevereiro de 2019).

O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.

 

DATAS PRINCIPAIS

FASE 1 - CANDIDATURAS RESUMO

  • Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo: 2 de fevereiro de 2021
  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo: 24 de fevereiro de 2021, às 13:00 h GMT
  • Avaliação das candidaturas resumo: março - maio de 2021

FASE 2 - CANDIDATURAS COMPLETAS

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas: 13 de maio de 2021

  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas: 23 de junho de 2021, às 13:00 h GMT
  • Fase de avaliação 2.1: julho de 2021
  • Fase de avaliação 2.2 (entrevistas): 16-17 de setembro de 2021
  • Anúncio dos projetos seleccionados:  30 de setembro de 2021

 

PROCESSO DE CANDIDATURA

  • A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.
  • Os candidatos com candidaturas resumo bem sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência dos setores social e público (1 página cada uma).
  • Ambas as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.

 

CONTACTO

 

RESULTADOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)

List of funded projects

List of Evaluators

 

DOCUMENTOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)

Brochure

Rules for participation
 
Assessment of proposals

 

DOCUMENTAÇÃO DA FASE 2 (apenas disponível em inglês)

Checklist for phase 1 submissions

Guidelines for the short proposal

''la Caixa'' foundation's grants online system

Proposals preselected for Phase 2

 
DOCUMENTAÇÃO DA FASE 2 (apenas disponível em inglês)

Checklist for phase 2 submissions

Guidelines for the full proposal

Guidelines for the social and public sector expertise document

Guidelines for the research expertise document

Proposals selected for the panel interview

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.

Informação

No preview available

Hmm... looks like this item doesn't have a preview we can show you.