Carta do Presidente

É com muito gosto que apresento O Observatório Social da Fundação “la Caixa”, uma iniciativa que nasce com o propósito de contribuir com ideias e resultados cientificamente comprovados que enriqueçam o debate público sobre problemas sociais que nos afetam a todos e cuja resolução determinará o nosso futuro e o do nosso país.

Na sociedade complexa em que vivemos, a definição de ações e políticas na esfera social não é simples e envolve numerosos grupos de interesse, muitas vezes com perspetivas opostas.

Com a intenção de contribuir para uma tomada de decisão informada e rigorosa, publicamos uma série de indicadores relevantes, muitos da elaboração própria, que contribuem para um melhor diagnóstico da realidade social. Esta informação, já de si valiosa, é complementada com estudos sobre questões sociais importantes, entrevistas a perfis científicos  ou resenhas críticas de livros recentes que proponham ideias inovadoras.

Numa sociedade cada vez mais aberta, pluralista e participativa, os cidadãos não só estão interessados nos elementos que condicionam a sua qualidade de vida e bem-estar social, como também querem fazer ouvir a sua voz sobre estas questões.

Apresentamos um instrumento que visa divulgar os principais resultados e tendências das ciências sociais a uma vasta audiência, de forma atrativa e acessível, de modo a dispormos das ferramentas necessárias para interpretar questões-chave em áreas tão sensíveis como a inclusão social, educação, ciência e cultura.

Isidro Fainé

Presidente da Fundação “la Caixa”

Missão

O Observatório Social da Fundação "la Caixa" pretende ser uma referência no diagnóstico da realidade e tendências sociais, com especial atenção para as principais áreas de atividade da Fundação: inclusão social, educação, ciência e cultura.

Contacto

Se tiver alguma dúvida, por favor contacte O Observatório Social da Fundação "la Caixa" por e-mail: oobservatoriosocial@fundacaolacaixa.org

// ]]>