Concurso destinado a apoiar projetos de investigação sobre tecnologia e sociedade (FP21-1B)

-

O Observatório Social da Fundação "la Caixa" anunciou um concurso para apoiar projectos de investigação sobre tecnologia e sociedade em Portugal, utilizando dados quantitativos de inquéritos em ciências sociais.

Os projectos financiados receberão até 25.000 euros cada um (sem IVA).

PROCURAMOS

Projetos de investigação de base quantitativa sobre temas de especial relevância no atual contexto socioeconómico.

Serão especialmente bem-vindas candidaturas que abordem questões sobre tecnologia e sociedade, sob as seguintes perspetivas:

• Digitalização do trabalho
  • Tecnologia, interações e relações sociais
  • Saúde e bem-estar
  • Meios de comunicação social
  • Questões ambientais
  • Acesso à tecnologia, informação e conhecimento
  • Divisões sociais e digitais
  • Ética e direitos humanos

OFERECEMOS

O financiamento máximo para cada projecto é de 25.000 euros (sem IVA) para cobrir:
•    3.000 euros para o grupo de investigação (incluindo as despesas gerais da universidade ou do centro de investigação, e sem IVA).
•    Os custos do inquérito: A Fundação "la Caixa" encomendará o inquérito a uma empresa da sua escolha (mediante acordo com o Chefe de Projecto), assumindo todos os custos envolvidos (ver termos e condições para mais detalhes).

PEDIMOS

• Um relatório de divulgação original, inédito, explicando os resultados e conclusões da investigação.
  • O último período de entrega do relatório é de 8 meses, a partir da notificação de que a proposta foi selecionada.
  • A universidade ou centro de investigação que realiza o projeto deve assinar um acordo com a Fundação "la Caixa".

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

O concurso pretende apoiar candidaturas lideradas por um investigador de qualquer nacionalidade que exerça a sua atividade em universidades, centros de investigação ou organizações privadas sem fins lucrativos dedicadas à investigação legalmente constituídas em Portugal.

CALENDÁRIO

• Prazo para apresentação:  As candidaturas ao presente concurso podem ser apresentadas até ao dia 29 de setembro de 2021 às 13h00 (UTC – Tempo Universal Coordenado).
  • As candidaturas devem ser apresentadas através da plataforma de apresentação de candidaturas on-line. As candidaturas recebidas através de outros canais não serão aceites.
  • A notificação da candidatura selecionada será feita através do e-mail de contacto do investigador principal fornecido durante o processo de candidatura. A informação sobre a resolução do concurso será publicada no website do Observatório Social da "la Caixa" aproximadamente 6 semanas após o fim do prazo de apresentação do concurso.

CONTACTO

Quaisquer questões relativas ao presente anúncio de concurso podem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico do Observatório Social da Fundação ”la Caixa”:  oobservatoriosocial@fundacaolacaixa.org.

DOCUMENTAÇÃO