Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

Artigo

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

Inclusão Social
Isabel R. Pinto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Catarina L. Carvalho, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Mariana Magalhães, Universidade do Porto; Sara Alves, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Márcia Bernardo, Universidade do Porto; Paula Lopes, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Cátia de Carvalho, Universidade do Porto;
O discurso de ódio online, que traz sérias consequências aos indivíduos e à sociedade, apresenta-se como uma crescente ameaça à coesão social e aos valores europeus fundamentais, com tendência para o agravamento das suas consequências.
Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Artigo

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Inclusão Social
Gonzalo Fernández-Duval e Javier García-Manglano, Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra; Charo Sádaba, Facultad de Comunicación e Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra; Tiago Lapa e Gustavo Cardoso, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa;
Os jovens de ambos os países utilizam os telemóveis de forma semelhante, mas existem ligeiras diferenças entre perfis que podem influenciar o seu bem-estar.
Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Artigo

Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Marina Duarte, Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Universidade do Porto; Ana Nobre e Ana Mouraz, Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D) da Universidade Aberta;

A digitalização da educação permitiu realizar um conjunto diversificado de práticas pedagógicas. Quase todos os profesores de ensino primario afirmam não encontrar diferenças entre os usos que os meninos e as meninas fazem do digital, o que faz com que também não ajam de modo a promover diferenciadamente as competências digitais entre as meninas.

A solidão e as redes sociais: por que nos sentimos tão sós nos locais do mundo mais apinhados de gente?

Artigo

A solidão e as redes sociais: por que nos sentimos tão sós nos locais do mundo mais apinhados de gente?

Inclusão Social
Rui Miguel Costa, Filipa Pimenta, Alexandra Ferreira-Valente, Centro de Investigação William James, Ispa - Instituto Universitário, Lisboa, Portugal; Ivone Patrão, APPsyCI, Ispa - Instituto Universitário, Lisboa, Portugal;

A utilização das redes sociais torna-se frequentemente compulsiva. Quanto mais frequente e compulsiva se torna a utilização das mesmas, maior a probabilidade de serem relatados sentimentos de solidão. Porque tal acontece?

Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Artigo

Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Inclusão Social
Tiago Lapa, Gustavo Cardoso, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Charo Sádaba, Gonzalo Fernández-Duval, Javier García-Manglano, Grupo de investigación Jóvenes en Transición, ICS, Universidad de Navarra;

Os resultados deste estudo mostram que, por um lado, a utilização problemática das tecnologias móveis está associada a níveis mais baixos de bem-estar entre os jovens adultos. Por outro lado, os jovens adultos portugueses acreditam que as tecnologias móveis foram essenciais para o seu bem-estar durante os confinamentos e perante as regras de distanciamento social desencadeadas pela pandemia. 

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Artigo

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Inclusão Social
David L. Rodrigues; A. Catarina Carvalho; Diniz Lopes; Margarida V. Garrido; Richard O. de Visser; Rhonda N. Balzarini; Marília Prada;

Este artigo analisa a forma como estar motivado pela prevenção de doenças (“segurança”) ou pela promoção do prazer (“prazer”) molda a forma como as pessoas compreendem a saúde sexual e procuram alcançar os seus objetivos sexuais.

Desigualdades na investigação sobre as desigualdades da Covid-19: quem tinha capacidade de resposta?

Artigo

Desigualdades na investigação sobre as desigualdades da Covid-19: quem tinha capacidade de resposta?

Inclusão Social
Joan Benach, Lucinda Cash-Gibson, Diego F. Rojas-Gualdrón, Álvaro Padilla-Pozo, Juan Fernández Gracia, Víctor M. Eguíluz, e o grupo COVID-SHINE;

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

Artigo

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

Inclusão Social
Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Mariana Esteves, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

“Portugal, Balanço Social” é um relatório anual que analisa a pobreza e exclusão social em Portugal.