
Apresentação pública do Dossier “Investigação e inovação em Portugal e Espanha"
Quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país? E as ligações entre a ciência e as empresas? Apresentamos o novo Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa".

Entrevista
«Não se pode ligar e desligar a investigação como se não fosse nada; é necessário um investimento a longo prazo»
Andrew W. Wyckoff, atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na OCDE, analisa os principais desafios colocados pela transformação digital no âmbito económico, social e educativo.

Artigo
Evolução da Ciência e Tecnologia em Portugal e Espanha
A investigação e a inovação em Portugal e Espanha desenvolveram-se em percursos paralelos, embora com algumas características que os diferenciam.

Artigo
Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?
Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

Boas Práticas
CaixaResearch Institute, um novo centro de investigação em Saúde e Ciências da Vida
Excelência internacional, forte apoio à inovação e à transferência e aproximação da ciência à sociedade. CaixaResearch Institute simboliza o compromisso da Fundação “la Caixa” em apoiar a investigação biomédica.

Resenha
A Ciência e a Tecnologia na configuração de Portugal e Espanha ao longo dos últimos cinco séculos
Como tem sido o desenvolvimento da ciência em Portugal e Espanha e como tem influenciado a construção das nações ibéricas? Estes dois trabalhos analisam o assunto.

Infodata
Autoria de publicações científicas segundo o sexo
Quem publica mais: homens ou mulheres? A percentagem de mulheres que publicam em campos STEM em Portugal e Espanha é superior à média europeia, refletindo o facto de a proporção de mulheres investigadoras no meio académico ser também mais elevada do que a média europeia.

Infodata
Mulheres inventoras
Quem inventa mais: homens ou mulheres? A proporção em Portugal é de uma mulher para cada quatro homens, e em Espanha é de uma para cada cinco. Superam a média europeia?