Conteúdos com a etiqueta: I+D

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Outubro 2022

Laura Cruz Castro e Luis Sanz Menéndez, Instituto de Políticas e Bens Públicos do CSIC, Madrid, Espanha; Tiago Santos Pereira, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal; Cláudia Sarrico, Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho e Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal;

Os investigadores são um pilar do sistema. As condições de trabalho neste sector em Portugal e Espanha são propícias ou forçam uma fuga de talento?

Cientistas e engenheiros segundo o sexo

Cientistas e engenheiros segundo o sexo

Outubro 2022

Portugal, juntamente com a Dinamarca, é uma exceção na UE-27 e tem uma percentagem de mulheres cientistas e engenheiras ligeiramente acima da média europeia.

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Outubro 2022

Enquanto a participação de mulheres doutoradas em Portugal está acima da média da UE-27 em todos os ramos do conhecimento considerados, em Espanha, a participação de mulheres doutoradas está abaixo da média europeia nos ramos das artes, humanidades e ciências sociais.

Empresas inovadoras e cooperação empresarial em atividades de I&D

Empresas inovadoras e cooperação empresarial em atividades de I&D

Outubro 2022

Em Portugal e Espanha, a proporção de empresas inovadoras, bem como o grau de colaboração com outras empresas e organizações, é inferior à média da UE-27.

Despesa em I&D por setores

Despesa em I&D por setores

Outubro 2022

Em 2019, a parte do orçamento público total atribuída à I&D era de 0,82% em Portugal e 1,24% em Espanha, ambos abaixo da média da UE-27.

Não há resultados.