Conteúdos com a etiqueta: I+D

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Outubro 2022

Laura Cruz Castro e Luis Sanz Menéndez, Instituto de Políticas e Bens Públicos do CSIC, Madrid, Espanha; Tiago Santos Pereira, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal; Cláudia Sarrico, Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho e Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal;

Os investigadores são um pilar do sistema. As condições de trabalho neste sector em Portugal e Espanha são propícias ou forçam uma fuga de talento?

Cientistas e engenheiros segundo o sexo

Cientistas e engenheiros segundo o sexo

Outubro 2022

Portugal, juntamente com a Dinamarca, é uma exceção na UE-27 e tem uma percentagem de mulheres cientistas e engenheiras ligeiramente acima da média europeia.

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Doutorados segundo diferentes ramos do conhecimento e sexo

Outubro 2022

Enquanto a participação de mulheres doutoradas em Portugal está acima da média da UE-27 em todos os ramos do conhecimento considerados, em Espanha, a participação de mulheres doutoradas está abaixo da média europeia nos ramos das artes, humanidades e ciências sociais.

Empresas inovadoras e cooperação empresarial em atividades de I&D

Empresas inovadoras e cooperação empresarial em atividades de I&D

Outubro 2022

Em Portugal e Espanha, a proporção de empresas inovadoras, bem como o grau de colaboração com outras empresas e organizações, é inferior à média da UE-27.

Despesa em I&D por setores

Despesa em I&D por setores

Outubro 2022

Em 2019, a parte do orçamento público total atribuída à I&D era de 0,82% em Portugal e 1,24% em Espanha, ambos abaixo da média da UE-27.

Pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes

Pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes

Outubro 2022

Apesar do crescimento nos últimos 10 anos, a posição relativa de Portugal e Espanha em termos de pedidos de patentes está muito atrás da dos países líderes em inovação.

Capacidade de atração de talento internacional

Capacidade de atração de talento internacional

Outubro 2022

Portugal atrai mais talento do que Espanha? Em 2020, a atração internacional de talentos estava acima da média (29,1%) para Portugal e abaixo da média europeia (18,7%) para Espanha (17,2%).

Investigadoras mulheres por setores

Investigadoras mulheres por setores

Outubro 2022

A Portugal e Espanha estão acima da média europeia em termos da percentagem de mulheres investigadoras em todos os sectores considerados, embora a menor participação seja no sector empresarial e a maior no sector governamental.

Índice de Economia e Sociedade Digital

Índice de Economia e Sociedade Digital

Outubro 2022

Espanha lidera os países da UE-27 no cálculo global dos indicadores da sociedade digital (conectividade, utilização da Internet, etc.). Portugal, no entanto, está no fundo.

Autoria de publicações científicas segundo o sexo

Autoria de publicações científicas segundo o sexo

Outubro 2022

Quem publica mais: homens ou mulheres? A percentagem de mulheres que publicam em campos STEM em Portugal e Espanha é superior à média europeia, refletindo o facto de a proporção de mulheres investigadoras no meio académico ser também mais elevada do que a média europeia.

Mulheres inventoras

Mulheres inventoras

Outubro 2022

Quem inventa mais: homens ou mulheres? A proporção em Portugal é de uma mulher para cada quatro homens, e em Espanha é de uma para cada cinco. Superam a média europeia?

Índice de EcoInovação

Índice de EcoInovação

Outubro 2022

Portugal encontra-se numa posição intermédia na inovação ambiental, enquanto Espanha encontra-se entre os países líderes.

Apoio governamental direto (apoios) e indireto (incentivos fiscais) à I&D empresarial

Outubro 2022

O padrão de apoio governamental à I&D empresarial difere entre Portugal e Espanha, com predominância do apoio indireto no caso de Portugal e do apoio direto no caso de Espanha.

A Ciência e a Tecnologia na configuração de Portugal e Espanha ao longo dos últimos cinco séculos

Resenha

Outubro 2022

Leoncio López-Ocón, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS-CSIC); Tiago Brandão, (NOVA FCSH);

Como tem sido o desenvolvimento da ciência em Portugal e Espanha e como tem influenciado a construção das nações ibéricas? Estes dois trabalhos analisam o assunto.

Outubro 2022

A investigação e a inovação em Portugal e Espanha desenvolveram-se em percursos paralelos, embora com algumas características que os diferenciam.

Não há resultados.