Mulheres inventoras

Infodata

Mulheres inventoras

Outubro 2022

Quem inventa mais: homens ou mulheres? A proporção em Portugal é de uma mulher para cada quatro homens, e em Espanha é de uma para cada cinco. Superam a média europeia?

Índice de EcoInovação

Infodata

Índice de EcoInovação

Outubro 2022

Portugal encontra-se numa posição intermédia na inovação ambiental, enquanto Espanha encontra-se entre os países líderes.

A Ciência e a Tecnologia na configuração de Portugal e Espanha ao longo dos últimos cinco séculos

Resenha

Outubro 2022

Leoncio López-Ocón, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS-CSIC); Tiago Brandão, (NOVA FCSH);

Como tem sido o desenvolvimento da ciência em Portugal e Espanha e como tem influenciado a construção das nações ibéricas? Estes dois trabalhos analisam o assunto.

Ligações Ciência-empresas em Portugal e Espanha: um potencial de inovação inexplorado?

Outubro 2022

Manuel M. Godinho, ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa; José Guimón, Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Autónoma de Madrid (UAM); Catalina Martínez, Instituto de Políticas e Bens Públicos, Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (IPP-CSIC); Joana Mendonça, IN+ Centre for Innovation, Technology and Policy Research, IST, Universidade de Lisboa;

Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

Outubro 2022

Luis Sanz Menéndez, Instituto de Políticas e Bens Públicos do CSIC, Madrid, Espanha; Tiago Santos Pereira, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal;

A investigação e a inovação em Portugal e Espanha desenvolveram-se em percursos paralelos, embora com algumas características que os diferenciam.

«Não se pode ligar e desligar a investigação  como se não fosse nada; é necessário  um investimento a longo prazo»

Entrevista

«Não se pode ligar e desligar a investigação como se não fosse nada; é necessário um investimento a longo prazo»

Outubro 2022

Andrew W. Wyckoff, atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na OCDE, analisa os principais desafios colocados pela transformação digital no âmbito económico, social e educativo.

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Outubro 2022

David L. Rodrigues; A. Catarina Carvalho; Diniz Lopes; Margarida V. Garrido; Richard O. de Visser; Rhonda N. Balzarini; Marília Prada;

Este artigo analisa a forma como estar motivado pela prevenção de doenças (“segurança”) ou pela promoção do prazer (“prazer”) molda a forma como as pessoas compreendem a saúde sexual e procuram alcançar os seus objetivos sexuais.

Sessão de informação: Social Research Call 2023

Concurso

Sessão de informação: Social Research Call 2023

Novembro 2022

Quarta-feira, 30 de novembro, às 10h30 (CET)
Nesta sessão online serão divulgados os pormenores da convocatória e serão esclarecidas dúvidas.
Para poder assistir à sessão online, é indispensável que se inscreva usando esta ligação.

Não há resultados.