Estão a desaparecer os empregos de nível médio? O mito da polarização do trabalho na Europa

Abril 2021

Daniel Oesch, Universidade de Lausana, Suíça;Giorgio Piccitto, Universidade Bocconi de Milão, Itália

Por detrás da rejeição do outro e da xenofobia encontram-se fatores económicos específicos, tais como a evolução macroeconómica do país, a vulnerabilidade económica individual e a exposição dos trabalhadores à concorrência no trabalho.

O sistema de habitação e o Estado do Bem-estar Social. O caso espanhol no quadro europeu.

Abril 2021

Jordi Bosch, Universidade Pompeu Fabra;Carme Trilla, Observatório Metropolitano da Habitação de Barcelona;Adaptação: Xavier Aguilar

O Estado do Bem-estar Social em Espanha nunca deu prioridade ao acesso à habitação. Contudo, é um fator-chave que tem efeitos sobre outras dimensões como a saúde ou a educação.

Quem é afetado pela solidão e pelo isolamento social?

Quem é afetado pela solidão e pelo isolamento social?

Abril 2021

Javier Yanguas, Amaya Cilvetti e Cristina Segura, Programa Sénior da Fundação ”la Caixa”

O lado mais visível da solidão é perceber que não há ninguém a que se pode recorrer ou confiar em caso de necessidade. Quem são os mais afetados? Analisámos a incidência de fatores como a idade e o género.

As tarefas domésticas e o cuidado dos filhos durante o confinamento, uma responsabilidade assumida principalmente pelas mulheres

Abril 2021

Lídia Farré, Universidade de Barcelona e IAE-CSIC;Libertad González, Universidade Pompeu Fabra e Barcelona GSE

Este estudo mostra que, durante o confinamento, as mulheres continuaram a assumir as tarefas domésticas e o cuidado dos filhos a um nível consideravelmente mais elevado, apesar de um ligeiro aumento na participação dos homens.

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Maio 2021

Joana Silva, Anna Bernard, Francisco Espiga e Madalena Gaspar, PROSPER (Católica-Lisbon’s Center of Economics for Prosperity)

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

Concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social da Covid-19 (LL20-3)

Junho 2021

O objetivo do concurso foi apoiar projetos de investigação sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na sociedade portuguesa.

Concurso para apoiar projetos de investigação baseados em inquéritos sobre o impacto da covid-19 (LL20-4)

Junho 2021

O objetivo do concurso foi para apoiar projetos de investigação baseados em inquéritos sobre o impacto social da Covid-19.

Concurso de Investigação Social 2021

Concurso de Investigação Social 2021

Junho 2021

A Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projectos de investigação social inovadores de excelência.

Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas

Junho 2021

Diogo Conceição, Pedro Freitas, Gonçalo Lima, Luís Catela Nunes e Ana Balcão Reis, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 levou ao encerramento temporário das escolas e a uma implementação generalizada do ensino à distância. O presente estudo utiliza dados recolhidos através de um inquérito feito a professores entre os meses de março de 2020 e janeiro de 2021, em três rondas de questionários.

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Julho 2021

Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto;Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

Não há resultados.