Irina Fernandez-Lozano, Juan-Ignacio Martínez-Pastor e Teresa Jurado-Guerrero, UNED; M. José González, UPF;
O facto de ser mãe é uma desvantagem quando se trata de conseguir uma promoção no emprego? Este estudo mostra que não é, sempre que não se pretenda a flexibilidade de horários, a redução da jornada de trabalho ou a realização das funções através do teletrabalho.
Cesira Urzi Brancati, Songül Tolan, Enrique Fernández-Macías, Ignacio González Vázquez, Marta Fana e Sergio Torrejón Pérez, Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia;
O impacto da crise da Covid-19 no mercado de trabalho está a ser mais pronunciado nos países mediterrânicos e têm-se concentrado principalmente nos trabalhadores com baixos salários e empregos precários, bem como nas mulheres e nos jovens trabalhadores.
Elena Bárcena, M. Carmen Branco e Salvador Pérez, Universidade de Málaga;
Em Espanha, apenas 3,3% do total das prestações sociais em 2016 foram destinados ao apoio à infância, em comparação com os 9% da média europeia. No entanto, este estudo mostra que esta é a via mais eficaz para erradicar a pobreza.
Clara Cortina, M. José González e Jorge Rodríguez, Universidade Pompeu Fabra;
Uma experiência sobre a discriminação de género mostrou que as mulheres têm 30% menos probabilidades de serem chamadas para uma entrevista de emprego do que os homens com as mesmas características.