A Portugal e Espanha estão acima da média europeia em termos da percentagem de mulheres investigadoras em todos os sectores considerados, embora a menor participação seja no sector empresarial e a maior no sector governamental.
Espanha lidera os países da UE-27 no cálculo global dos indicadores da sociedade digital (conectividade, utilização da Internet, etc.). Portugal, no entanto, está no fundo.
Quem publica mais: homens ou mulheres? A percentagem de mulheres que publicam em campos STEM em Portugal e Espanha é superior à média europeia, refletindo o facto de a proporção de mulheres investigadoras no meio académico ser também mais elevada do que a média europeia.
Quem inventa mais: homens ou mulheres? A proporção em Portugal é de uma mulher para cada quatro homens, e em Espanha é de uma para cada cinco. Superam a média europeia?
O padrão de apoio governamental à I&D empresarial difere entre Portugal e Espanha, com predominância do apoio indireto no caso de Portugal e do apoio direto no caso de Espanha.
Leoncio López-Ocón, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS-CSIC); Tiago Brandão, (NOVA FCSH);
Como tem sido o desenvolvimento da ciência em Portugal e Espanha e como tem influenciado a construção das nações ibéricas? Estes dois trabalhos analisam o assunto.
Um dos grandes desafios atuais da investigação é a integridade do processo e a fiabilidade dos resultados. Que reformas estão a ser realizadas nesta área?
Excelência internacional, forte apoio à inovação e à transferência e aproximação da ciência à sociedade. CaixaResearch Institute simboliza o compromisso da Fundação “la Caixa” em apoiar a investigação biomédica.
Experiências de êxito como a da Patient Innovation confirmam que o futuro da inovação em saúde passa por ligar doentes, cuidadores e outros agentes envolvidos no domínio dos cuidados de saúde.