Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Artigo

Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Abril 2023

Marina Duarte, Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Universidade do Porto; Ana Nobre e Ana Mouraz, Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D) da Universidade Aberta;

A digitalização da educação permitiu realizar um conjunto diversificado de práticas pedagógicas. Quase todos os profesores de ensino primario afirmam não encontrar diferenças entre os usos que os meninos e as meninas fazem do digital, o que faz com que também não ajam de modo a promover diferenciadamente as competências digitais entre as meninas.

Concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das alterações climáticas (FP23-2B)

Concurso

Concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social das alterações climáticas (FP23-2B)

Julho 2023

O Observatório Social da Fundação "la Caixa" anuncia um concurso para apoiar projetos de investigação em ciências sociais nos quais se utilizem dados de inquéritos quantitativos sobre o impacto social da Mudança Climática, em Portugal.

Portugal, Balanço Social 2022

Artigo

Portugal, Balanço Social 2022

Setembro 2023

Inclusão Social
Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Miguel Fonseca, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

O relatório “Portugal Balanço Social 2022” analisa o estado económico e social de Portugal, incluindo a distribuição dos apoios durante a pandemia de Covid-19 e o impacto do custo de vida em famílias de diferentes rendimentos, além de abordar a insegurança alimentar.

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Artigo

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Setembro 2023

Inclusão Social
Charo Sádaba, Facultad de Comunicación e Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra; Gonzalo Fernández-Duval e Javier García-Manglano, Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra; Tiago Lapa e Gustavo Cardoso, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa;

Os jovens de ambos os países utilizam os telemóveis de forma semelhante, mas existem ligeiras diferenças entre perfis que podem influenciar o seu bem-estar.

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

Artigo

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

Setembro 2023

Inclusão Social
Isabel R. Pinto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Catarina L. Carvalho, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Mariana Magalhães, Universidade do Porto; Sara Alves, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Márcia Bernardo, Universidade do Porto; Paula Lopes, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Cátia de Carvalho, Universidade do Porto;

O discurso de ódio online, que traz sérias consequências aos indivíduos e à sociedade, apresenta-se como uma crescente ameaça à coesão social e aos valores europeus fundamentais, com tendência para o agravamento das suas consequências.

Não há resultados.