Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Artigo

Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Agosto 2021

Inclusão Social
Inês A. Trindade, Helena Pinto, Lara Palmeira, Sérgio Carvalho, Marco Pereira, CINEICC, University of Coimbra, Portugal;

O presente estudo visa explorar as consequências sobre a saúde mental de 640 adultos Portugueses pertencentes a três grupos diferentes (sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2, indivíduos que foram testados mas nunca com um resultado positivo, e indivíduos que nunca foram testados).

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Artigo

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Agosto 2021

Inclusão Social
Filipa Madeira, Alexandre Vieira, Cicero R. Pereira e Emerson Do Bú, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Artigo

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Julho 2021

Inclusão Social
Tânia Magalhães Silva, Marta Estrela, Maria Teresa Herdeiro, Instituto de Biomedicina (iBiMED); Vítor Roque, Fátima Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior; Eva Rebelo Gomes, Serviço de Imunoalergologia, Centro Hospitalar Universitário do Porto; Adolfo Figueiras, Instituto de Investigação em Saúde de Santiago de Compostela (IDIS);

O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as principais perceções, atitudes e conhecimentos em relação à vacinação contra a Covid-19 de três grupos de risco: professores, profissionais de saúde e idosos.

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Artigo

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Julho 2021

Inclusão Social
Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto; Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra;

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas

Artigo

Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas

Junho 2021

Inclusão Social
Diogo Conceição, Pedro Freitas, Gonçalo Lima, Luís Catela Nunes e Ana Balcão Reis, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa;

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 levou ao encerramento temporário das escolas e a uma implementação generalizada do ensino à distância. O presente estudo utiliza dados recolhidos através de um inquérito feito a professores entre os meses de março de 2020 e janeiro de 2021, em três rondas de questionários.

Não há resultados.