Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

Artigo

Compreender o crescimento do discurso de ódio online, em Portugal e Espanha: um hiato entre a ocorrência e a denúncia

Setembro 2023

Inclusão Social
Isabel R. Pinto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Catarina L. Carvalho, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Mariana Magalhães, Universidade do Porto; Sara Alves, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Márcia Bernardo, Universidade do Porto; Paula Lopes, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP); Universidade do Porto; Cátia de Carvalho, Universidade do Porto;

O discurso de ódio online, que traz sérias consequências aos indivíduos e à sociedade, apresenta-se como uma crescente ameaça à coesão social e aos valores europeus fundamentais, com tendência para o agravamento das suas consequências.

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Artigo

Os jovens portugueses e espanhóis utilizam os telemóveis de forma diferente?

Setembro 2023

Inclusão Social
Charo Sádaba, Facultad de Comunicación e Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra; Gonzalo Fernández-Duval e Javier García-Manglano, Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra; Tiago Lapa e Gustavo Cardoso, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa;

Os jovens de ambos os países utilizam os telemóveis de forma semelhante, mas existem ligeiras diferenças entre perfis que podem influenciar o seu bem-estar.

Portugal, Balanço Social 2022

Artigo

Portugal, Balanço Social 2022

Setembro 2023

Inclusão Social
Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Miguel Fonseca, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

O relatório “Portugal Balanço Social 2022” analisa o estado económico e social de Portugal, incluindo a distribuição dos apoios durante a pandemia de Covid-19 e o impacto do custo de vida em famílias de diferentes rendimentos, além de abordar a insegurança alimentar.

Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Artigo

Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Abril 2023

Marina Duarte, Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Universidade do Porto; Ana Nobre e Ana Mouraz, Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D) da Universidade Aberta;

A digitalização da educação permitiu realizar um conjunto diversificado de práticas pedagógicas. Quase todos os profesores de ensino primario afirmam não encontrar diferenças entre os usos que os meninos e as meninas fazem do digital, o que faz com que também não ajam de modo a promover diferenciadamente as competências digitais entre as meninas.

Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Artigo

Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Março 2023

Inclusão Social
Tiago Lapa, Gustavo Cardoso, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Charo Sádaba, Gonzalo Fernández-Duval, Javier García-Manglano, Grupo de investigación Jóvenes en Transición, ICS, Universidad de Navarra;

Os resultados deste estudo mostram que, por um lado, a utilização problemática das tecnologias móveis está associada a níveis mais baixos de bem-estar entre os jovens adultos. Por outro lado, os jovens adultos portugueses acreditam que as tecnologias móveis foram essenciais para o seu bem-estar durante os confinamentos e perante as regras de distanciamento social desencadeadas pela pandemia. 

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Artigo

Conhecimento para uma saúde em segurança em Portugal e Espanha

Outubro 2022

Inclusão Social
David L. Rodrigues; A. Catarina Carvalho; Diniz Lopes; Margarida V. Garrido; Richard O. de Visser; Rhonda N. Balzarini; Marília Prada;

Este artigo analisa a forma como estar motivado pela prevenção de doenças (“segurança”) ou pela promoção do prazer (“prazer”) molda a forma como as pessoas compreendem a saúde sexual e procuram alcançar os seus objetivos sexuais.

Desigualdades na investigação sobre as desigualdades da Covid-19: quem tinha capacidade de resposta?

Artigo

Desigualdades na investigação sobre as desigualdades da Covid-19: quem tinha capacidade de resposta?

Julho 2022

Inclusão Social
Joan Benach, Lucinda Cash-Gibson, Diego F. Rojas-Gualdrón, Álvaro Padilla-Pozo, Juan Fernández Gracia, Víctor M. Eguíluz, e o grupo COVID-SHINE;

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

Artigo

Portugal, Balanço Social 2021 - Um retrato do país e da pandemia

Março 2022

Inclusão Social
Bruno P. Carvalho, Universidade Carlos III de Madrid, Departamento de Economia, e ECARES (ULB); Mariana Esteves, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

“Portugal, Balanço Social” é um relatório anual que analisa a pobreza e exclusão social em Portugal. 

A Saúde e o bem-estar dos portugueses: impactos da covid-19

Artigo

A Saúde e o bem-estar dos portugueses: impactos da covid-19

Janeiro 2022

Inclusão Social
Lara N. Ferreira, Universidade do Algarve, Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs), Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC)/ Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB); Luís N. Pereira, Universidade do Algarve, Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs), Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC)/ Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB); Pedro L. Ferreira, Universidade de Coimbra, Centre for Health Studies and Research of the University of Coimbra (CEISUC)/ Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB);

O presente estudo forneceu dados sobre o impacto da covid-19 na saúde e bem-estar dos portugueses. Os resultados revelam que os inquiridos relataram que a sua saúde estava pior do que antes da pandemia e que o seu acesso aos cuidados de saúde foi bastante afetado, tendo tido cirurgias ou consultas médicas canceladas ou adiadas.

Como é que as medidas de prevenção de covid-19 afetaram os profissionais das estruturas residenciais para pessoas idosas?

Artigo

Como é que as medidas de prevenção de covid-19 afetaram os profissionais das estruturas residenciais para pessoas idosas?

Novembro 2021

Inclusão Social
Catarina Santos-Marques, ciTechCare, Politécnico de Leiria; Catarina Mangas, CICS-NOVA.PLeiria – iACT, CI&DEI, ESECS, Politécnico de Leiria; Tânia Marques, CARME, ESTG, Politécnico de Leiria; Ana Paula Gil, CICS-NOVA, NOVA-FCSH; Nelson Campos Ramalho, BRU-ISCTE; Sónia Gonçalves Pereira, ciTechCare, Politécnico de Leiria;

O impacto da pandemia de covid-19 nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) foi investigado, mas sabe-se menos acerca do seu impacto nos profissionais de saúde. 

A pandemia e o mercado de trabalho: o que sabemos um ano depois

Artigo

A pandemia e o mercado de trabalho: o que sabemos um ano depois

Setembro 2021

Inclusão Social
Bruno P. Carvalho, Nova School of Business and Economics e ECARES (Université Libre de Bruxelles); Mariana Esteves, Nova School of Business and Economics; Susana Peralta, Nova School of Business and Economics;

Após mais de um ano de pandemia, o emprego e o número de horas trabalhadas continuam abaixo dos níveis pré-pandemia. O presente estudo utiliza dados secundários do Inquérito às Forças de Trabalho, conduzido pelo INE, e dados de registos nos serviços públicos de emprego (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Artigo

Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Agosto 2021

Inclusão Social
Inês A. Trindade, Helena Pinto, Lara Palmeira, Sérgio Carvalho, Marco Pereira, CINEICC, University of Coimbra, Portugal;

O presente estudo visa explorar as consequências sobre a saúde mental de 640 adultos Portugueses pertencentes a três grupos diferentes (sobreviventes da infeção por SARS-CoV-2, indivíduos que foram testados mas nunca com um resultado positivo, e indivíduos que nunca foram testados).

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Artigo

Estudo experimental sobre o enviesamento atencional nos cuidados médicos durante a pandemia de Covid-19

Agosto 2021

Inclusão Social
Filipa Madeira, Alexandre Vieira, Cicero R. Pereira e Emerson Do Bú, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;

Em diversos países, a incidência, prevalência e taxas de mortalidade do vírus da Covid-19 afetaram desproporcionalmente pessoas não brancas, mas até ao momento não se dispõem de dados publicados que permitam explicar este fenómeno. Será que as admissão em unidades de cuidados intensivos (UCI) são proporcionais entre os brancos e os negros?

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Artigo

Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Julho 2021

Inclusão Social
Tânia Magalhães Silva, Marta Estrela, Maria Teresa Herdeiro, Instituto de Biomedicina (iBiMED); Vítor Roque, Fátima Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior; Eva Rebelo Gomes, Serviço de Imunoalergologia, Centro Hospitalar Universitário do Porto; Adolfo Figueiras, Instituto de Investigação em Saúde de Santiago de Compostela (IDIS);

O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as principais perceções, atitudes e conhecimentos em relação à vacinação contra a Covid-19 de três grupos de risco: professores, profissionais de saúde e idosos.

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Artigo

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Julho 2021

Inclusão Social
Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto; Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra;

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas

Artigo

Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas

Junho 2021

Inclusão Social
Diogo Conceição, Pedro Freitas, Gonçalo Lima, Luís Catela Nunes e Ana Balcão Reis, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa;

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 levou ao encerramento temporário das escolas e a uma implementação generalizada do ensino à distância. O presente estudo utiliza dados recolhidos através de um inquérito feito a professores entre os meses de março de 2020 e janeiro de 2021, em três rondas de questionários.

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Artigo

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Maio 2021

Inclusão Social
Joana Silva, Anna Bernard, Francisco Espiga e Madalena Gaspar, PROSPER (Católica-Lisbon’s Center of Economics for Prosperity);

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

As tarefas domésticas e o cuidado dos filhos durante o confinamento, uma responsabilidade assumida principalmente pelas mulheres

Artigo

As tarefas domésticas e o cuidado dos filhos durante o confinamento, uma responsabilidade assumida principalmente pelas mulheres

Abril 2021

Inclusão Social
Lídia Farré, Universidade de Barcelona e IAE-CSIC; Libertad González, Universidade Pompeu Fabra e Barcelona GSE;

Este estudo mostra que, durante o confinamento, as mulheres continuaram a assumir as tarefas domésticas e o cuidado dos filhos a um nível consideravelmente mais elevado, apesar de um ligeiro aumento na participação dos homens.

Quem é afetado pela solidão e pelo isolamento social?

Artigo

Quem é afetado pela solidão e pelo isolamento social?

Abril 2021

Inclusão Social
Javier Yanguas, Amaya Cilvetti e Cristina Segura, Programa Sénior da Fundação ”la Caixa”;

O lado mais visível da solidão é perceber que não há ninguém a que se pode recorrer ou confiar em caso de necessidade. Quem são os mais afetados? Analisámos a incidência de fatores como a idade e o género.

O sistema de habitação e o Estado do Bem-estar Social. O caso espanhol no quadro europeu.

Artigo

O sistema de habitação e o Estado do Bem-estar Social. O caso espanhol no quadro europeu.

Abril 2021

Inclusão Social
Jordi Bosch, Universidade Pompeu Fabra; Carme Trilla, Observatório Metropolitano da Habitação de Barcelona; Adaptação: Xavier Aguilar;

O Estado do Bem-estar Social em Espanha nunca deu prioridade ao acesso à habitação. Contudo, é um fator-chave que tem efeitos sobre outras dimensões como a saúde ou a educação.

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