Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Tânia Magalhães Silva, Instituto de Biomedicina (iBiMED), Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal;Marta Estrela, Instituto de Biomedicina (iBiMED), Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal;Vítor Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda (UDI-IPG), Guarda, Portugal;Eva Rebelo Gomes, Serviço de Imunoalergologia, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal;Adolfo Figueiras, Instituto de Investigação em Saúde de Santiago de Compostela (IDIS), Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha e Centro de Investigação Biomédica em Rede em Epidemiologia e Saúde Pública (CIBERESP), Santiago de Compostela, Espanha;Fátima Roque, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda (UDI-IPG), Guarda, Portugal;Maria Teresa Herdeiro, Instituto de Biomedicina (iBiMED), Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as principais perceções, atitudes e conhecimentos em relação à vacinação contra a Covid-19 de três grupos de risco: professores, profissionais de saúde e idosos.

Pandemia de Covid-19 e educação em creche em Portugal: medidas de prevenção e controlo, práticas pedagógicas e bem-estar

Sara Barros Araújo, Sílvia Barros, Ana Silva, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto;Rafaela Rosário, Escola Superior de Enfermagem, Universidade do Minho; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Esta investigação aborda a implementação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19, práticas pedagógicas, bem-estar de crianças e profissionais e literacia em saúde digital nos serviços de educação precoce para crianças dos 0-3 anos em Portugal.

O impacto da Covid-19 na Pobreza e Desigualdade em Portugal, e o efeito mitigador das políticas de proteção

Joana Silva, Anna Bernard, Francisco Espiga e Madalena Gaspar, PROSPER (Católica-Lisbon’s Center of Economics for Prosperity)

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na pobreza e na desigualdade em Portugal? Este artigo demonstra em que medida a crise provocada pela pandemia resultou numa perda de rendimentos para a população portuguesa e como o seu impacto foi assimétrico nas várias regiões do país.

Artigos por temática