Artigo
Ensino e aprendizagem à distância em Portugal durante a pandemia de Covid-19: diferenças entre escolas públicas e escolas privadas
-
1Durante o primeiro confinamento, os professores diversificaram as suas práticas de ensino e métodos de avaliação a distância, tanto nas escolas públicas como nas escolas privadas.
-
2Nas escolas públicas, o ensino a distância por videoconferência aumentou de 22%, em março de 2020, para 89%, em maio de 2020. Nas escolas privadas, aumentou de 63%, em março, para 98%, durante este período.
-
3Em março de 2020, no início do primeiro confinamento, a grande maioria dos professores de escolas públicas (78%) relataram que mais de 10% dos seus alunos não tinham acesso a computador e à internet. Apenas 39% dos professores de escolas privadas relataram este mesmo problema.
-
4Muitos professores reportaram que os alunos iriam precisar de bastante tempo para compensar as perdas de aprendizagem devidas ao confinamento: 48% dos professores de escolas públicas previram ser necessários dois ou mais períodos escolares para compensar as referidas perdas, em contraste com 36% dos professores de escolas privadas.
