Concurso de Investigação Social 2022 (SRC 22)

-

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projetos de investigação social inovadores de excelência. As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.

O processo de candidatura está estruturado em duas fases:

Fase 1 (candidaturas resumo): janeiro - março de 2022

Fase 2 (candidaturas completas): março - julho de 2022

OBJETIVOS

• O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.
  • Os projetos devem ser focados em Portugal e/ou Espanha.

APOIOS

• Até 100.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

A QUEM SE DESTINA?

O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

• Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).
  • Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 24 de janeiro de 2020).

O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.

DATAS PRINCIPAIS

FASE 1 - CANDIDATURAS RESUMO

• Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo: 10 de janeiro de 2022
  • Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo: 25 de janeiro de 2022, às 13:00 h GMT
  • Avaliação das candidaturas resumo: fevereiro - março de 2022

FASE 2 - CANDIDATURAS COMPLETAS

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas: março de 2022

• Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas: 26 de abril de 2022, às 13:00 h GMT
  • Fase de avaliação 2.1: maio de 2022
  • Fase de avaliação 2.2 (entrevistas): 22-23 de junho de 2022
  • Anúncio dos projetos seleccionados:  julho de 2022

PROCESSO DE CANDIDATURA

• A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.
  • Os candidatos com candidaturas resumo bem-sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência nos setores social e público (1 página cada uma).
  • Tanto as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.

DOCUMENTOS DO CONCURSO (apenas disponível em inglês)

Rules for participation

Assessment of proposals

DOCUMENTAÇÃO DA FASE 1 (apenas disponível em inglês)