Boas Práticas

CaixaResearch Institute, um novo centro de investigação em Saúde e Ciências da Vida

A Fundação ”la Caixa” promove a criação de um novo centro de investigação dedicado às Ciências da Vida e à Saúde, cuja atividade girará à volta de três objetivos estratégicos principais: excelência internacional, forte apoio à inovação e à transferência, e aproximação entre Ciência e sociedade.

Dados básicos

• Âmbito geográfico: Portugal e Espanha, Europa, internacional.

• Fontes: Fundação ”la Caixa”.

1. Contexto

A Fundação ”la Caixa” apoia, há mais de cem anos, a investigação biomédica e sanitária como pilar de uma atividade filantrópica que procura alcançar o bem-estar social. Com o objetivo de abordar as novas tendências que afetam o campo da investigação biomédica e fortalecer o seu compromisso com a investigação de maior impacto social, a Fundação ”la Caixa” lança um novo projeto transformador com a criação do CaixaResearch Institute.

2. Debate

O CaixaResearch Institute irá desenvolver-se progressivamente nos próximos quatro anos. Ficará fisicamente localizado em Barcelona, irá contar com uma superfície de mais de doze mil metros quadrados e alojará mais de trezentos investigadores. Irá acolher laboratórios e equipamentos de excelência, o que permitirá reter o talento científico local e atrair talento internacional. O investimento que a Fundação ”la Caixa” prevê destinar à construção do novo edifício e para o respetivo equipamento é de cerca de 6 milhões de euros.

O novo instituto nasce como um catalisador integrado na cadeia de valor já existente com uma forte vocação translacional. A atividade de investigação centrar-se-á nas doenças infecciosas, saúde global, oncologia, doenças neurodegenerativas e neurociências, procurando complementaridades e sinergias com os centros de investigação com os quais atualmente mantém uma colaboração estratégica. Concretamente, juntam-se à iniciativa quatro centros de investigação, que se denominarão CaixaResearch Associated Centres: o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), o Instituto de Investigação da Sida (IrsiCaixa), o Vall d’Hebron Instituto de Oncologia (VHIO) e o BarcelonaBeta Brain Research Centre (BBRC).

O CaixaResearch Institute será construído nos terrenos adjacentes ao Museu de Ciência CosmoCaixa, constituindo um campus científico que aliará a investigação de excelência internacional à experiência na aproximação entre Ciência e sociedade de um dos melhores museus de Ciência da Europa. Em consonância com as boas práticas de centros de excelência, o CaixaResearch Institute desenvolverá esforços para promover uma cultura de investigação que potencie a integridade científica, a investigação e a inovação responsáveis, e a Ciência aberta, assim como políticas de igualdade, novos modelos de avaliação científica, a avaliação do impacto social da investigação e a acessibilidade dos resultados.

3. Conclusões

O novo centro consolida e potencia o apoio da Fundação ”la Caixa” à investigação e à inovação de ponta. O programa de Investigação e Saúde da Fundação ”la Caixa” é um dos mais importantes da Europa entre os programas desenvolvidos por entidades filantrópicas, tendo no ano passado destinado 66 milhões de euros a programas de investigação e saúde. Entre eles, destacam-se, além das colaborações estratégicas com centros de vanguarda, os concursos de investigação em saúde, o fomento da transferência de conhecimento e a criação de novas empresas biomédicas através de concursos específicos de inovação.

Quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país? E as ligações entre a ciência e as empresas? Apresentamos o novo Dossier do Observatório Social da Fundação "la Caixa".

Entrevista

«Não se pode ligar e desligar a investigação como se não fosse nada; é necessário um investimento a longo prazo»

Andrew W. Wyckoff, atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na OCDE, analisa os principais desafios colocados pela transformação digital no âmbito económico, social e educativo.

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Os investigadores são um pilar do sistema. As condições de trabalho neste sector em Portugal e Espanha são propícias ou forçam uma fuga de talento?

Boas Práticas

Ferramentas e recursos para salvaguardar a ética e melhorar a integridade na investigação científica

Um dos grandes desafios atuais da investigação é a integridade do processo e a fiabilidade dos resultados. Que reformas estão a ser realizadas nesta área?

Em Portugal e Espanha, apenas 6% dos doutorados trabalham no sector empresarial. Há muito espaço para melhorar a relação entre a ciência e os negócios.

No projeto em que este artigo se baseia, foram analisados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2021 sobre as desigualdades associadas à Covid-19.